início do conteúdo

IFMT seleciona 300 alunas para cursos gratuitos do Programa Mulheres Mil

Publicado por: Reitoria / 13 de Setembro de 2023 às 15:04

Os cursos terão duração de 160 horas e têm previsão de início a partir do dia 02 de outubro. 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) está com inscrições abertas para os cursos de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social nos campi: Cuiabá – Octayde, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Primavera do Leste e Rondonópolis.

Os cursos são ofertados pelo Programa Mulheres Mil, coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão do IFMT (Proex). 

Além de formação em curso gratuito ofertado por um quadro docente de especialistas na área, as alunas matriculadas terão direito à apostila do curso, uniforme, material escolar, palestras com convidados especialistas nas áreas do curso e auxílio estudantil no valor de R$ 400,00 para as estudantes com 75% de frequência mensal no curso.

Campus Cuiabá: Edital nº 40/2023 - Curso FIC de Gestor de Microempresa 

No Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, são oferecidas 160 vagas para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Gestor de Microempresa. Destinado a mulheres acima de 16 anos com ensino fundamental II completo (6º a 9º ano), o curso será ministrado de forma presencial, no período noturno de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h, e em alguns sábados, das 8h às 13h.

As inscrições serão até 18 de setembro e deverão ser realizadas presencialmente no campus, na Sala B-119 - 1º andar, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h30. As alunas selecionadas e regularmente matriculadas, além dos benefícios mencionados acima, terão Cartão Transporte Estudantil (passe livre para moradoras de Cuiabá). 

Campus Cáceres: Edital nº 29/2023 - Curso FIC de Agente de Desenvolvimento Sustentável 

No Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, o curso FIC de Agente de Desenvolvimento Sustentável oferece 40 vagas para mulheres a partir de 16 anos que tenham concluído o ensino fundamental.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 19 de setembro, através do preenchimento do formulário eletrônico disponível no endereço https://forms.gle/Y47oH6U4kAVKRAfR7

As atividades teórico-práticas do curso serão realizadas na Escola Municipal Vila Real, no bairro Vila Real, e na sede do campus do IFMT em Cáceres.

Campus Campo Novo dos Parecis: Edital nº 20/2023  Curso FIC de Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas Pelo Uso de Calor

No Campus Campo Novo dos Parecis, o curso FIC de Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas Pelo Uso de Calor disponibiliza 40 vagas. As inscrições devem ser feitas presencialmente na Casa das Marias, até o dia 22 de setembro.

As aulas serão ministradas de segunda a quarta-feira no período vespertino, das 13:00 às 17:00, na quinta-feira, em período integral, das 07:00 às 17:00 e no sábado, em período matutino, das 07:00 às 11:00.

Campus Primavera do Leste: Edital nº 12/2023 Curso FIC de Assistente Administrativo

No Campus Primavera do Leste, são oferecidas 40 vagas para o curso FIC de Assistente Administrativo. Poderão inscrever-se mulheres em situação de vulnerabilidade social, econômica e emocional, moradoras de Primavera do Leste e região vinculadas, ou não, à Associação de Diversidade Primaverense (ADIP).

As inscrições serão realizadas até o dia 17 de setembro no link - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHdMDUL938_pvwD5CI84c_BPsTMpsT9BIBv3sn8DI8M3Z3mg/viewform

Além dos benefícios mencionados anteriormente, as alunas selecionadas e regularmente matriculadas no curso terão direito a exames preventivos para Infecções Sexualmente Transmissíveis.

As aulas ocorrerão de segunda à quinta-feira no período vespertino, das 13h15 às 17h15, e terão aulas em algumas sextas-feiras, também no período vespertino das 13h15 às 17h15; podendo sofrer alterações de data e horários conforme necessidade específica da instituição ou necessidade que a turma apresentar.

Campus Rondonópolis: Edital nº 19/2023 Curso FIC de Microempreendedor Individual

O Campus Rondonópolis abre nesta sexta-feira (15/09) as inscrições para o curso FIC de Microempreendedora Individual (MEI), destinado a mulheres internas da Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis. São oferecidas 20 vagas para o segundo semestre letivo de 2023.

A inscrição no processo seletivo será realizada por meio de formulário on-line https://docs.google.com/forms/d/1Qz41fSEhK6ycFylyVN8lJE0u7p5cOYR24xmCorJLnw4/closedform  , no período de 15/09 a 18/09/2023. 

O curso será executado na Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis. As aulas ocorrerão de segunda à sexta-feira no período vespertino, das 13h às 17h, podendo sofrer alterações de data e horários conforme necessidade específica da instituição ou necessidade que a turma apresentar.

Para obter mais informações e detalhes sobre os documentos necessários para inscrição, consulte os editais nos anexos abaixo. 

 

Notícias relacionadas: 

Curso de Gestor de Microempresa é promovido para mulheres em situação de vulnerabilidade - https://cba.ifmt.edu.br/conteudo/noticia/curso-de-gestor-de-microempresa-e-promovido-para-mulheres-em-situacao-de-vulnerabilidade/

IFMT Cáceres oferece curso FIC de Agente de Desenvolvimento Sustentável para mulheres cacerenses - https://cas.ifmt.edu.br/conteudo/noticia/mulheres-mil--ifmt-caceres-2023/

Abertas as inscrições para o Programa Mulheres Mil do Campus Campo Novo do Parecis - https://cnp.ifmt.edu.br/conteudo/noticia/abertas-inscricoes-para-o-programa-mulheres-mil-do-campus-campo-novo-do-parecis/

Publicado edital de processo seletivo para o Curso de Formação Inicial e Continuada de Microempreendedora Individual (MEI)- https://roo.ifmt.edu.br/conteudo/noticia/publicado-edital-de-processo-seletivo-para-o-curso-de-formacao-inicial-e-continuada-de-microempreendedora-individual-mei/

IFMT publica Editais para seleção de Bolsistas do Mulheres Mil - https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/ifmt-publica-editais-para-selecao-de-bolsistas-do-mulheres-mil/

Oficina de Capacitação do Mulheres Mil instrumentaliza coordenadoras locais - https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/oficina-de-capacitacao-do-mulheres-mil-no-ifmt-instrumentaliza-coordenadoras-locais/

Mulheres Mil retorna ao IFMT com 300 vagas para capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade - https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/mulheres-mil-retorna-ao-ifmt-com-300-vagas-para-capacitar-mulheres-em-situacao-de-vulnerabilidade/

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT