início do conteúdo

Programa Segundo Tempo

O Segundo Tempo é um programa do governo federal que tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Em 2010 houve uma parceria entre os ministérios da Educação e do Esporte, possibilitando ao programa atender, naquele ano, cerca de 5 mil crianças e jovens em todo país com aulas de futebol, basquete, atletismo, natação e outras modalidades ofertadas nos campi dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

O público do programa foi a comunidade onde estão localizadas as escolas da rede federal. Os institutos federais se comprometeram com a infraestrutura e com professores de educação física. Já o Ministério do Esporte com a capacitação dos professores e fornecimento de material esportivo. Cada núcleo do programa Segundo Tempo funcionou em um campus de instituto federal e recebeu do Ministério da Educação até R$ 300 mil para equipar seus espaços poliesportivos. Em contrapartida cada campus contemplado se comprometeu a oferecer, no mínimo, três modalidades de esporte, sendo duas coletivas e uma individual.

Em 2010 o IFMT tinha 08 (oito) campi, destes 07 (sete) submeteram propostas e 05 (cinco) foram contemplados sendo: Confresa, Campo Novo do Parecis, Juína, Pontes e Lacerda, e, São Vicente.

Lançamento da Parceria (edital): https://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/209-564834057/15078-programa-segundo-tempo-oferece-oficinas-em-busca-de-talentos

Resultado (lista de campi contemplados): https://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/15343-programa-segundo-tempo-leva-nucleos-esportivos-a-escolas-de-50-cidades

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT