Programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga

Editais                                                                    Projetos em andamento

Logo Dom Pedro Casaldaliga

O que é?
Programa de educação inclusiva que objetiva ofertar cursos FIC para comunidades tradicionais e pessoas que vivem em contexto de vulnerabilidade social no estado de Mato Grosso, seu documento-base foi aprovado pela Resolução CONSEPE nº 36/2021. Um programa de Extensão do IFMT, homenageando o grande líder religioso e poeta, Pedro Casaldáliga.

O Programa Pedro Casaldáliga, proporcionará o acesso das comunidades e grupos à educação profissional com a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, através de cursos FIC, cumprindo sua missão de “formar para vida e para o trabalho, buscando qualificar os trabalhadores, de faixa etária entre 14 e 59 anos, com o objetivo de ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional dos mesmos.

Objeto
Programa de educação inclusiva mediante oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada, nas áreas de interesse das comunidades tradicionais e Grupos que vivem em Contexto de Vulnerabilidade Social de Mato Grosso, Quilombolas, Acampados e Assentados Rurais, Indígenas, Ribeirinhos, Catadores de materiais recicláveis e Migrantes e Refugiados.

Justificativa
A implantação do Programa Pedro Casaldáliga se justifica diante da necessidade de reverter a realidade atual e proporcionar às Comunidades tradicionais e grupos em situação vulnerável, condições favoráveis à autossustentabilidade alimentar, novas tecnologias de produção - gerando renda, a recuperação do ambiente degradado, bem como a valorização e ressignificação do conhecimento alimentar tradicional, vislumbrando a sua sustentabilidade socioambiental.
O Programa Pedro Casaldáliga, através de um currículo construído a partir do contexto de cada comunidade, também possibilitará o conhecimento das tradições acerca da origem dos alimentos, manejo das roças, costumes alimentares com seus hábitos, restrições e preparos culturalmente transmitidos ao longo de gerações.

Objetivo
Contribuir com a autonomia humana e econômica dos Indígenas, Quilombolas, Ribeirinhos, Assentados da Reforma Agrária, Catadores e Migrantes/refugiados do estado de Mato Grosso, melhorando a qualidade de vida e dignidade dessas comunidades e grupos, através da oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada.

Objetivos Específicos
I. Promover a organização produtiva nas comunidades tradicionais e de pessoas que vivem em contexto de vulnerabilidade social, em meio urbano e rural;
II. Contribuir a autonomia econômica e financeira dessas comunidades e pessoas por meio de cursos FIC ou qualificação profissional, de curta duração, da assistência técnica e orientação ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo, economia solidária e comércio;
III. Preparar estudantes do IFMT para atuação inclusiva e não sexista no mundo do trabalho;
IV. Incluir estes povos e comunidades nas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT.
VI. Aperfeiçoar instrumentos de recrutamento e seleção de bolsistas, servidores/as e empregados/as terceirizados/as, mediante incentivos às inscrições dos povos nos processos seletivos e a criação de mecanismos que busquem a equidade no resultado final desses processos;
VII. Promover a sensibilização da força de trabalho do IFMT (servidores/as, bolsistas, estagiários/as e terceirizados/as) sobre temáticas relacionadas à capacitação de mão de obra, produção sustentável e geração de renda.

Ações Propostas no Programa
i) Pertencimento Social: os projetos devem prever, dentro do curso a ser aplicado, ações que trabalham o sentimento de pertencimento dos indivíduos à realidade de sua comunidade, que os façam pensar como membros de uma coletividade.
ii) Desenvolvimento de Cursos: O curso deverá ser escolhido pelo proponente do projeto, dialogando com a Comunidade antecipadamente, identificando assim as necessidades daquela comunidade. Os cursos serão desenvolvidos em duas formas:
a) Cursos de livre oferta: abertos à comunidade, com suas matrículas condicionadas à capacidade de aproveitamento da formação, e não necessariamente ao nível de escolaridade.
b) Curso Regulamentados: Quando organizados pelo sistema educacional dentro de um itinerário formativo com o intuito de possibilitar continuidade de estudos, os cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional possuem regulamentação quanto a carga horária.
iii) Tutoria: Será um processo que fornecerá suporte ao estudante, por meio do apoio de colaboradores, que possam trazer a discussão aos estudantes diálogos sobre empoderamento Econômico; cidadania, saúde e Direitos; liderança e Participação Política; e inovação e Educação Inclusiva. Essa pessoa dedica-se a melhorar a experiência e a qualidade do aprendizado. Assim, o estudante se sente acolhido e motivado a manter uma rotina de estudos.
iv) Disseminação: Será um processo em que os estudantes certificados pelo Programa Pedro Casaldáliga disseminarão o conhecimento adquirido no curso, na sua comunidade de origem.
Para a execução desta ação os envolvidos no Programa deverão acompanhar e dar condições aos estudantes no desenvolvimento deste trabalho.

Metodologia
O método para propor um curso no Programa Dom Pedro Casaldáliga será dividido em 3 etapas, conforme descrito:

Etapa 1: Diagnóstico + Projeto Pedagógico de Curso
Passo 1 - (Re)conhecimento e Preparação da equipe
Passo 2 - Preparar instrumento(s) diagnóstico + técnicas
Passo 3 - (Re)conhecimento entre equipe e comunidade + diagnóstico com priorização
Passo 4 - Cocriar PPC com base no diagnóstico com priorização de demandas / problemas

Etapa 2: Preparo Institucional
Passo 1 - Sensibilizar (servidores de fora da equipe que terão contato com a turma)
Passo 2 - Reservas (carro, ônibus, laboratórios, biblioteca… que o projeto necessitar, conforme PPC)
Passo 3 - Material Didático e de Apoio
Passo 4 - Aquisições / Contratações