Projeto de extensão “Covid, não: Aqui tem sabão!” já entregou 250 litros de sabão e sabonete líquido para rede pública de saúde em Barra do Garças

Publicado por: Reitoria / 13 de Maio de 2020 às 12:11

O projeto de extensão “Covid não! Aqui tem sabão” do IFMT - Campus Barra do Garças integra a segunda etapa dos projetos aprovados do edital nº 47/2020 e já produziu e entregou 250 litros de sabão e sabonete líquido para hospitais públicos, postos de saúde e comunidades em situação de vulnerabilidade na cidade de Barra do Garças.

O projeto de extensão une duas instituições públicas de ensino, IFMT e UFMT, além da sociedade organizada, em uma ação social para o enfrentamento desta realidade. O professor de administração, Elizeu Demambro, explicou que a produção dos produtos começou antes da aprovação da segunda etapa do edital nº 47/2020 que inseriu mais 17 projetos de extensão.

“O sabão e o sabonete, com o início da pandemia da COVID-19, passaram a ser itens indispensáveis em todos os lugares, com a ajuda da sociedade civil organizada e a academia, encontramos uma forma para minimizar os custos com esses produtos e ao mesmo tempo desenvolver ações sustentáveis. Serão utilizados recursos materiais de baixo custo e alta produtividade, como também recursos sustentáveis. Os resultados serão que profissionais de saúde e população vulnerável, terão produtos de higiene e limpeza a disposição sem a preocupação de uma possível falta por conta de problemas financeiros”, conta o professor Elizeu Demambro.

O professor Demambro conta que a regional de saúde em Barra do Garças solicitou 1 mil litros de sabonete líquido para atender os profissionais de saúde em 10 cidades no entorno da cidade de Barra do Garças. “As pessoas estão assustadas que a quantidade de casos está aumentando na nossa região. A sociedade organizada se sentiu tocada em ajudar, mas a demanda para atendimento dos pedidos aumentou. E estamos precisando de apoio para poder produzir mais”, salientou Elizeu Demambro.

O projeto de extensão terá a duração de dois meses e envolve o IFMT - Campus Barra do Garças, com o professor mestre, Elizeu Demambro e mais dois alunos do curso de Gestão Pública que terão como trabalho definir quais são os órgãos e comunidades a receber os produtos contatar e definir quantidades, a UFMT - Campus Pontal do Araguaia com o professor doutor de química, Claudemir Batalini (Químico responsável) que juntamente com o professor mestre Elizeu Demambro irão compor a equipe de produção. O projeto conta ainda com a participação da sociedade civil organizada de Barra do Garças que está participando com os recursos materiais, como também com a divulgação e logística.

“Iremos realizar uma reunião virtual para definirmos a organização dos trabalhos. Após essa etapa, vamos alocar os recursos em locais pré-definidos. Para o trabalho de produção, tanto eu, como professor Claudemir, obedecendo as normas de distanciamento exigido, faremos os produtos em nossas residências. Já os alunos irão atualizar diariamente os pedidos e as entregas remotamente. As entregas serão feitas de acordo com a organização da sociedade civil, seguindo padrões de segurança e distanciamento social”, explica o professor Elizeu Demanbro.

Ele destacou ainda o apoio da empresária, Cecília Galbiati da loja “Empório C” que disponibilizou sua loja para que fosse um ponto de coleta de doações para o projeto e que vem dando muito certo, e assim, sustentando financeiramente a ação.

Ascom/Reitoria/IFMT - Juliana Michaela