IFMT aprova projetos em seleção nacional de promoção de Indicações Geográficas

Publicado por: Reitoria / 17 de Maio de 2023 às 15:33

Iniciativas contribuem para o desenvolvimento regional, valorização da cultura local
e geração de renda às comunidades envolvidas.

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) aprovou dois projetos pelo Edital nº 03/2022, voltado ao desenvolvimento de Indicações Geográficas (IGs), associados ao ensino, à pesquisa e à extensão, nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).

Indicação Geográfica (IG) é o nome geográfico que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada, quando determinada qualidade, reputação ou outra característica são essencialmente atribuídas a essa origem geográfica.

De acordo com a Lei de Propriedade Industrial, Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, constitui-se IG a Indicação de Procedência (IP) ou a Denominação de Origem (DO).

O edital do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) contempla três eixos de atuação. Foram aprovados 10 projetos de cada eixo. As propostas do IFMT foram submetidas ao Eixo I - diagnóstico sobre o potencial de registro de Indicação Geográfica (IG).

Os projetos do IFMT aprovados são:

1º lugar - Bebida tradicional afrodisíaca de Vila Bela - O Canjinjin, da professora Clariana Ribeiro Nogueira, do Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste

6º lugar - Projetos para promoção das indicações geográficas: Sabão de cinzas - Quilombo Mata Cavalo, da professora Mayra Fernanda de Sousa Campos, do Campus Cuiabá Bela Vista.

A docente Mayra destaca que a produção de sabão de cinzas é uma atividade que gera renda para a comunidade, promove a sustentabilidade e a inclusão social dos moradores de Mata Cavalo.

“Fiquei muito feliz com o resultado, pois o projeto de identificação geográfica visa além de apoio técnico, científico auxiliar a fortalecer a cultura local, incentivando a preservação da história e tradições da comunidade quilombola”.

“A participação na chamada pública voltada ao desenvolvimento de Indicações Geográficas é uma iniciativa da Ativa Incubadora, Agência de Inovação Tecnológica em parceria com o Sebrae. Por meio desses projetos aprovados o IFMT contribuirá com o desenvolvimento regional, valorizando a cultura local e proporcionando renda às comunidades envolvidas”, completa a coordenadora da Pró-reitoria de Extensão, Regina Oléa.

Conheça os demais projetos aprovados por Institutos Federais de todo o país em:

Resultado Final: https://ifes.edu.br/images/stories/-publicacoes/chamadas-publicas/2023/2022-03/resultado-final-etapa-2-16-5-23.pdf

Link do edital (retificado): https://ifes.edu.br/images/stories/-publicacoes/chamadas-publicas/2023/chamadas-publicas-03-2022-igedital-retificado-02-05.pdf