Ativa Incubadora: IFMT Rondonópolis inaugura espaço coworking para estudantes

Publicado por: Campus Rondonópolis / 11 de Março de 2024 às 15:54

Em 2024, o núcleo incubador de Rondonópolis conta com quatro projetos pré-incubados.

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis inaugurou, na primeira semana de março, o primeiro espaço colaborativo e inovador para trabalhar em projetos da  Ativa Incubadora de Empresas. O espaço está localizado no no piso superior do Campus, e foi pensado para promover a criatividade, a colaboração e o empreendedorismo entre os estudantes.

O espaço conta com mesa de reuniões, espaço para estudos, quadros para anotações, materiais de escritório e diversas ferramentas de empreendedorismo e inovação, como um Business Model Canvas em uma de suas paredes, assim como um Canvas de Validação e um Canvas de Ideias.

A pré-incubação é um programa para incentivo ao empreendedorismo e inovação que está presente no campus Rondonópolis desde 2019. Trata-se de um projeto de extensão, em que as ideias aprovadas passam por etapas para avançarem cada vez mais em maturidade, até se concretizarem como modelos de negócios capazes de se sustentar por conta própria, independente da incubadora.

Essa abordagem representa uma extensão natural da missão educacional do instituto, contribuindo para a convergência da teoria acadêmica dos cursos técnicos com a prática empresarial e atenção às demandas externas.

Ao envolver estudantes e pesquisadores em projetos pré-incubados, a instituição contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o ambiente empresarial, como um pensamento voltado para a resolução de problemas, gestão de negócios, marketing, estratégia e outras competências fundamentais.

Em 2024, o núcleo incubador de Rondonópolis conta com quatro projetos pré-incubados destacando-se em diversas frentes de atuações:

BioClean: Empresa idealizada por alunos do curso Técnico em Química, visam resolver problemas na área de produtos de limpeza. Atualmente concluindo a etapa de “Validação” na pré-incubação, estão estudando gargalos e problemas no dia-a-dia das pessoas que fazem uso desses produtos.

PetsJoy: Empresa criada com o objetivo de proporcionar uma plataforma tecnológica que incentiva a adoção de animais. Para tanto, pretendem estabelecer parcerias capazes de gerar benefícios para aqueles que optarem pela adoção no momento de adquirir seu pet.

DecIFre: Edutech que pretende promover a interação entre estudantes para que estes consigam se auxiliar na resolução de atividades demandadas pelos seus cursos.

InsCriat: Idealizado por alunos dos cursos superiores da instituição e bolsistas do InspiraLab Laboratório Maker, pretendem impulsionar a criação de jogos e modelos 3D que tornem mais didático o ensino de ciência nas escolas.

De acordo com o coordenador de Extensão, Carlos Faustino, que possui mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, ter um ambiente onde os alunos possam trabalhar, facilita que os projetos sigam em frente.

“A diversidade de ideias e abordagens provenientes dos próprios alunos precisa de um ambiente propício para a geração de soluções inovadoras e, muitas vezes, até mesmo tecnologicamente avançadas. Pensando nisso, o núcleo da Ativa Incubadora em Rondonópolis abriu um espaço de coworking que desde março está disponível para todos os empreendedores membros de projetos pré-incubados”.