- Apresentação
O Observatório do Mundo do Trabalho do IFMT, é uma ação estratégica e importante para a instituição, com papel fundamental para revelar cenários e melhor compreender as dimensões do mundo do trabalho. Estas análises contemplam a exemplo, dimensões sobre as profissões, o mercado de trabalho, empregabilidade, profissões em crescimento e o desempenho dos egressos em sua trajetória profissional.
Neste sentido, o Observatório busca conectar a política pública ofertada pelo do Instituto Federal de Mato Grosso, ao desenvolvimento econômico e social. Ainda atuar de forma permantente em busca de fortalecer e promover um diálogo contínuo entre a comunidade acadêmica, o setor produtivo e o poder público, sobre as necessidades de políticas públicas educacionais com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
Objetivo
O Observatório do Mundo do Trabalho do IFMT, visa contribuir efetivamente com análises, resultados e dados importantes sobre as dimensões, cenários e tendências do mundo do trabalho e das profissões, de forma a subsídiar a construção de políticas no âmbito institucional, que gerem impacto social e econômico, fazendo a interlocução com os setores acadêmicos e sociedade, maximizando o potencial de seus egressos para contribuir com o crescimento das regiões onde estão inseridos nossos campi, do estado e do país.
PESQUISAS SETORIAIS
- Pesquisas Setoriais Ministério do Trabalho (Novo CAGED)
O Novo Caged é a geração das estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.
- Pesquisas Setoriais Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Os trabalhos do Ipea são disponibilizados para a sociedade por meio de inúmeras e regulares publicações eletrônicas, impressas, e eventos.
- Pesquisa Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do IFMT
A Política de Acompanhamento de Egressos, é definida como um conjunto de ações voltadas para o processo de conhecimento, avaliação, monitoramento e acompanhamento da instituição, tendo como foco o ex-aluno e a sua realidade profissional e acadêmica, a fim de subsidiar o planejamento, a definição e a retroalimentação das políticas educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT.
Confira abaixo a análise dos resultados da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do IFMT (Egressos que concluiram cursos até o Ano de 2020).
Balanço Geral