início do conteúdo

PROGRAMAS DE EXTENSÃO

Programa de Extensão é o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino, envolvendo a participação de discentes (FORPROEXT, 2015)

O IFMT tem atuado com programas de extensão desde a sua criação, porém, até 2015 esteve mais focado nos programas do governo federal como: Segundo Tempo, CERTIFICMulheres Mil e Pronatec.

Desde a Resolução CONSUP Nº 06/2015, que transferiu a gestão da Ativa Incubadora de Empresas do Agronegócio para a Pró-reitoria de Extensão - PROEX, aumentando seu escopo (todas as vertentes de empreendedorismo demandadas ao IFMT) e área territorial (de região sul de MT para todo o estado de MT), a PROEX iniciou estudos e atividades para criação, estruturação, implantação e implementação de programas de extensão próprios.

Um dos resultados destes estudos e atividades é o Guia Metodológico: Formulação de Programas de Extensão, com sua versão digital lançada em 16/12/2021, disponível em https://proex.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/guias-metodologicos/.

Atualmente, a PROEX / IFMT tem desenvolvido 05 programas de extensão: Ativa Incubadora de Empresas, IFMT Júnior, Teresa de BenguelaDesenvolvimento Rural e Dom Pedro Casaldáliga. Este último ainda em implantação e seguindo os procedimentos do Guia citado acima ainda antes do seu lançamento. A perspectiva é implantar mais 02 (dois) programas até 2025.

Esperamos iniciar a etapa de monitoramento e avaliação logo após implantação da Unidade de Monitoramento e Avaliação do IFMT.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT