início do conteúdo

APRESENTAÇÃO

Logo IFMT com PROEX

A EXTENSÃO

A Constituição Brasileira, no seu Artigo 207, dispõe que as Instituições de Ensino Superior deverão praticar uma educação edificada sobre três pilares: ensino, pesquisa e extensão, as quais devem ser equivalentes e merecer igualdade em tratamento, sempre obedecendo ao princípio da indissociabilidade.
A extensão implica, na realidade, em estender-se, em levar algo a algum lugar ou até alguém, numa ponte ou uma via de mão dupla que interliga o mundo acadêmico às práticas cotidianas das comunidades adjacentes ou distantes. Por essa via, o Instituto leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade e recebe dela influxos positivos como retroalimentaçães, tais como suas reais necessidades, seus anseios, aspirações e, assim, também aprendendo com o saber dessas populações.
Por meio da extensão, o Instituto influencia e também é influenciado pela comunidade, possibilitando a troca de valores com o meio em que está inserido. Nessa interação almeja-se a construção de um conhecimento tenaz, como ferramenta promotora do desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida das populações.

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

A Pró-Reitoria de Extensão do IFMT é o órgão executivo que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de extensão e relações com a sociedade, articuladas ao ensino e à pesquisa, junto aos diversos segmentos sociais.
As ações de extensão, portanto, constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar a relação transformadora entre o Instituto Federal de Mato Grosso e a sociedade.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

Desenvolver ações de extensão de forma participativa, profissional e inovadora.

Visão

Ser reconhecida no IFMT pela excelência no atendimento e como vanguarda em ações de extensão.

Valores

Inclusão: social, cultural, econômica e de gênero.

Inovação: reinventar para atender melhor.

Integração: fortalecer ações e relações.

 

Pró-Reitoria de Extensão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Reitoria
Av. Senador Filinto Müller, nº 953 - Bairro Duque de Caxias - 1º andar
Cuiabá - MT / CEP: 78043-400
E-mail: extensao@ifmt.edu.br
Telefone: (65) 3616-4135 / 3616-4139

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT