início do conteúdo

Programa PartiuIF

O Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - PartiuIF foi instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Portaria n. 1.169, de 2 de dezembro de 2024 e tem como objetivo oferecer aulas e atividades voltadas à recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas, visando recompor habilidades e competências essenciais para ampliar as oportunidades educacionais de acesso e permanência no Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O PartiuIF é direcionado exclusivamente a estudantes de grupos prioritários, com maior histórico de vulnerabilidade social, conforme definido na Lei nº 12.711/2012, abrangendo:

  •  Estudantes que cursaram integralmente a educação básica em escolas públicas;
  •  Estudantes provenientes de famílias com renda per capita igual ou inferior a um 1 (um) salário mínimo;
  •  Estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas;
  •  Pessoas com deficiência.

Os alunos terão uma assistência técnica e financeira, será operacionalizada por meio de pagamento de ajuda de custo a estudantes no valor de 200 reais, no período de 8 (oito) meses. O apoio tem como finalidade promover a permanência dos participantes, contribuindo, sobretudo, para as despesas de transporte e alimentação. O recebimento da ajuda de custo está condicionado à frequência do estudante no programa, que deverá ser de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento), a ser apurada ao final de cada mês.

A carga horária total do curso será de 320 (trezentos e vinte) horas, dividida em dois eixos:

I. Básico: Composto por três componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, ministrados presencialmente.

II. Suplementar: Composto por atividades complementares, tais como oficinas de redação, resolução de problemas, debates, orientação psicopedagógica, acompanhamento psicossocial, monitoramento acadêmico e emocional dos estudantes, além de outras atividades pertinentes ao contexto.

Os cursos ocorrerão na modalidade presencial, com início da execução em março de 2025 e prazo máximo para conclusão até 30 de novembro 2025, com intervalo do mês de recesso escolar.

No IFMT, a distribuição será feita da seguinte forma:
Cada campus formará uma turma com 40 alunos, composta por um professor de Língua Portuguesa, um professor de Matemática, um professor de Ciências da Natureza e três monitores.

Excepcionalmente, os campi Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Rondonópolis e São Vicente formarão duas turmas cada.

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT será responsável por gerenciar as atividades do referido Programa em parceria com a Fundação de Apoio na região Centro-Oeste, o Projeto Partiu IF – Região Centro-Oeste representa um passo fundamental na transformação da educação, garantindo que o Instituto Federal seja acessível a todos que desejam fazer parte dele. Com o propósito de reduzir desigualdades educacionais, fortalecer as aprendizagens e ampliar as oportunidades, o projeto busca proporcionar maior acesso e sucesso no ensino médio da Rede Federal.

Na região Centro-Oeste, a coordenação geral está sob a responsabilidade do professor Victor Rafael Araujo de Noronha. Uma equipe sistêmica regional, cuja finalidade será o gerenciamento das ações administrativas e pedagógicas do Programa na região está a cargo dos coordenadores:

Professor Anderson Ritela – Coordenador Adjunto Pedagógico;
Franciele Souza – Coordenadora Adjunta Financeiro/Administrativo;
O IFMT contará com Marcílio Herculano como Coordenador Institucional.

Cada campus contará com um Coordenador Pedagógico, distribuído da seguinte forma:

Evilaine Silva da Costa - ALF

Anderson Andre Pereira Beloni - BGA

Oderly Marin de Abreu Filho - BLV

Tatiana Rondon Viegas da Silva - CAC

Christiany Regina Fonseca - CBA

Cléia Neves - CBA

Maria Carolina Rodrigues Bastos da Silva - CNF

Tania Maria Alves de Abreu - CNP

Maria Cecilia Ribeiro Alves - DMT

Joao Manuel Fogaca - GTA

Jones Willian Soares de Queiroz - JNA

Gustavo Jose Farias - LRV

Flavilene da Silva Souza - PDL

Evandro Santos Duarte - PLC

Ana Paula Copetti Bohrer - ROO

Marcio do Nascimento Gomes - ROO

Senilde Solange Catelan - SNP

Gricielle Aparecida Sutil - SRS

Roberta Lima Moretti - SVC

Fernando Henrique Cardoso - SVC - CRJAC

Maria Cleunice Fantinati da Silva - TGA

Renato dos Santos Resende Fortes - VGD

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT