Projeto Teresa de Benguela será lançado amanhã (04) em Vila Bela

Publicado por: Reitoria / 3 de Fevereiro de 2023 às 08:00

São 1520 vagas para mulheres e 480 vagas para profissionais que atuam em redes de atendimento à mulher. Os cursos serão realizados nos campi Bela Vista, Várzea Grande, Juína e Pontes e Lacerda.

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) lançará, na manhã deste sábado (04.02), na Câmara Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade, o projeto de Extensão "Teresa de Benguela - Geração de Renda, Autonomia Social e Inserção Feminina no Mundo do Trabalho".

O objetivo é ofertar qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio de 14 cursos de formação inicial e continuada, e capacitar, por meio de dois cursos, profissionais para incentivar a criação de rede de parceiros para apoio na inserção da mulher no mundo do trabalho, ao desenvolvimento do potencial empreendedor e ao combate à violência doméstica.

O projeto faz parte de um programa maior, idealizado e implantado em 2017 e que possibilitou, apenas naquele ano, o atendimento a 329 mulheres em 12 projetos relacionados. Ao longo desse período 1370 mulheres foram qualificadas por meio de 47 projetos e três ações.

Público-alvo são mulheres: de quilombolas a migrantes e indígenas

Nesta ação serão ofertadas 1520 vagas para mulheres e 480 vagas para profissionais que atuam em redes de atendimento à mulher. Os cursos serão ofertados nos campi Bela Vista, Várzea Grande, Juína e Pontes e Lacerda. A escolaridade mínima para participação é o Ensino Fundamental I incompleto.

O público-alvo são mulheres, maiores de 18 anos, em vulnerabilidade social; preferencialmente inscritas no Cadastro Único (CadÚnico); chefes de família; em situação de violência doméstica; que tenham como membros do núcleo familiar pessoas idosas ou com deficiência; indígenas; quilombolas; de grupos compostos por povos originários; da agricultura familiar; e migrantes.

Mais de 10 cursos diferentes

Os cursos oferecidos serão: Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino, Produção de Mudas Frutíferas e Ornamentais; Panificação Básica; Confeitaria Básica, Marmita: como produzir e comercializar; Fabricação de produtos de beleza; Manicure e Pedicure; Pintura básica e acabamentos; Microempreendedor individual; Produção de Hortaliças em ambiente protegido para mulheres da Agricultura Familiar; A mulher Rikbaktsa na coleta de sementes e produção de mudas; e Corte e costura.

A iniciativa busca gerar produtos, negócios e empreendimentos liderados por mulheres; contribuir na promoção da autonomia econômica e financeira de mulheres em vulnerabilidade social; promover a igualdade de gênero, considerando a dimensão étnico racial, além de contribuir na promoção do empoderamento feminino e no combate à violência contra a mulher.

Autonomia econômica para o público feminino

O reitor Julio César dos Santos explica que com a parceria firmada com o Ministério da Mulher (MM), a instituição espera "ampliar o alcance da Política institucional voltada ao desenvolvimento econômico e a responsabilidade social através da oferta de vagas para o público feminino em vulnerabilidade social", em consonância ao Projeto Piloto Qualifica Mulher, cuja finalidade é estimular ações que promovam a autonomia econômica da mulher e o desenvolvimento econômico e social.