Projeto de Extensão do IFMT Cuiabá Bela Vista realiza diagnóstico na Comunidade de Mata Cavalo

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 28 de Fevereiro de 2024 às 11:24

A produção local da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo é o foco de um projeto de extensão desenvolvido no âmbito do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista. A ação, coordenada pela professora Mayra Campos, intitulada “Sabão de cinzas - Quilombo Mata Cavalo” é apoiada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) por meio de edital de apoio de projetos para promoção das indicações geográficas. A participação na chamada pública é uma iniciativa da Ativa Incubadora de empresas, Agência de Inovação Tecnológica em parceria com o Sebrae.

“Estamos na primeira etapa do projeto que é o levantamento de um diagnóstico das necessidades da comunidade com relação à produção local e sua comercialização”, destacou Mayra. “Entre outros aspectos, avaliamos o grau de maturidade da associação comunitária, grau de maturidade da produção local e número de produtos desenvolvidos pelos moradores da comunidade, entre outros, para estabelecer uma linha de ação”, complementou.

De acordo com Mayra, o diagnóstico apontou uma carência de ações que promovam a emancipação produtiva da comunidade no que diz respeito à capacitação voltada para o empreendedorismo. “Dos projetos que atuam na região, a maioria são voltados para a preservação histórica e cultural da comunidade, o que é de extrema importância. Mas, dado o volume e diversidade produtiva, se faz necessário capacitar a comunidade quanto a soluções para promover a produção local e a geração de renda”.

Com base nesta análise, conforme aponta a professora, o próximo passo é implantar uma identificação geográfica dos produtos feitos na comunidade. “É um certificado de referência, assim como o Bolo de Arroz é referenciado a Cuiabá e o queijo da canastra também é conhecido de Minas Gerais”, explicou.

O resultado do diagnóstico foi apresentado na última quarta-feira (21) ao Secretário Estadual de Turismo de Mato Grosso, Felipe Wellaton, para propor ações de empreendedorismo e geração de renda para os moradores. Além da professora Mayra Campus, também participaram os estudantes bolsistas e pesquisadores Giovana Monteiro, Matheus Coelho e Rodrigo Assoni. A reunião também foi acompanhada pelo diretor-geral do Campus Bela Vista, Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior.

O próximo passo, de acordo com Mayra Campos, é finalizar o relatório do diagnóstico que, além de ser entregue ao Secretário de Turismo, será apresentado ao vivo no dia 13 de março, em transmissão nacional que será realizada pelo canal da @agifes e da Inova SP do Instagram.