Projeto de Extensão do Campus Avançado Tangará da Serra realiza o 1º Torneio Aberto de Xadrez Feminino (TAXFEM)

Publicado por: Reitoria / 29 de Outubro de 2021 às 12:00

No último domingo, 24 de outubro, foi realizado o 1º Torneio Aberto de Xadrez Feminino Online pelo IFMT- Campus Avançado Tangará da Serra em parceria com o IFGoiano. O público-alvo foram alunas dos Institutos Federais e enxadristas da comunidade externa. O torneio foi transmitido ao vivo pelo canal do Dep. Cultura, Desporto e Lazer do IFMT no Youtube e sua gravação encontra-se disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7BcO0s8qXEc

A organizadora do TAXFEM, Priscilla Bastos Mattos Biasuz, declarou que o evento teve como objetivo incentivar as meninas na modalidade do Xadrez “Sabemos dos inúmeros benefícios proporcionados por esse esporte como o desenvolvimento do raciocínio lógico, a atenção e interação social são alguns exemplos. Estamos felizes com o resultado desse ano e esperamos aumentar o número de competidores para o próximo ano" ressalta Priscilla.

O evento foi uma das ações organizadas pelo Projeto de Extensão "Sintonização", coordenado pela professora do IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra, Daniele Cristina da Silva. Ela explicou que o TAXFEM foi proposto pelo professor Vinícius Oliveira, do IFGoiano - Campus Cristalina, e pela professora do IFMT – Campus Campo Novo do Parecis, Priscilla Biasuz, ambos integrantes da equipe do Projeto Sintonização que, neste segundo semestre de 2021, tem realizado atividades de modo online, dentre eles, o Clube De Xadrez, o Clube de Leitura, palestras e ações solidárias, como doações de alimentos".

A professora Daniele Cristina da Silva pontuou que a pandemia da Covid-19 foi o que motivou a equipe para executar o projeto de extensão. Dentre eles, os problemas de saúde mental e de déficit de aprendizagem e a fome, acarretados pelo isolamento social e pela crise econômica.

Ao todo, foram realizadas 27 inscrições no 1º TAXFEM, de diversos estados, dentre eles: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Bahia, Pará e Amapá. Para entreter a competição, o público contou com o trabalho das comentaristas enxadristas, a estudante do Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Letícia Almeida, de Cuiabá-MT, e a estudante do Campus Alta Floresta, Luma Oliveira, de Alta Floresta-MT. As meninas interpretaram os fatos com imparcialidade, agradando aficionados e leigos no assunto.

O diretor do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer do IFMT, Michael Alves de Almeida, destacou que o torneiro de xadrez on-line, apenas para o público feminino, foi inédito dentro do IFMT.

"O 1º TAXFEM foi um momento muito rico para a instituição, tendo em vista sua importância na luta que as mulheres travam em prol da igualdade de gênero em uma sociedade que ainda lhes impõe barreiras. Para o IFMT foi uma satisfação sediar um evento como esse. O qual só foi possível pela parceira entre o IFMT - através dos campi de Tangará da Serra e de Campo Novo do Parecis e da Pró-reitoria de extensão - com o IF-Goiano, campus Cristalina. Parabéns a todos e Sucesso!", finalizou Michael Alves de Almeida.