Programa de Extensão Teresa de Benguela está presente no 1º Fórum de Educação Empreendedora e 2º Fórum de Relações Internacionais

Publicado por: Reitoria / 19 de Outubro de 2017 às 14:48

O Programa de Extensão Teresa de Benguela, desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão do IFMT para atender mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social está presente num estande das ações de Extensão no I Fórum de Educação Empreendedora e II Fórum de Relações Internacionais, que ocorre nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal.

No espaço é possível conhecer um pouco dos 12 projetos aprovados dentro do programa, que contempla ações de empreendedorismo e empoderamento feminino. Os projetos estão sendo desenvolvidos até dezembro deste ano em oito campi – Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Sorriso, Várzea Grande, Tangará da Serra, Juína e São Vicente.

Entre os projetos, que podem servir de inspiração para ações empreendedoras, dois são de Várzea Grande. O primeiro, denominado “Mulheres na construção civil”, oferece um curso de 160 horas para preparar 40 mulheres moradoras dos bairros em torno do Instituto para atuar no setor da construção civil como pintoras e azulejistas.

O segundo, “Geração de renda, tecnologia e valorização do trabalho feminino”, oferece 160 horas de capacitação para mulheres da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos daquele município.

Os demais projetos abrangem cursos de pintura em madeira em Sorriso, alfabetização e língua portuguesa básica em Tangará da Serra, industrialização de alimentos com ênfase em boas práticas de fabricação em Campo Novo do Parecis, fabricação artesanal de produtos de limpeza em Lucas do Rio Verde, entre outros.

Outros estandes trarão informações institucionais do IFMT, da PROEX, das ações da Ativa Incubadora, da Diretoria de Relações Internacionais, do Rotary Club, Education USA, AFS Intercultura Brasil e Universidad de Salamanca.