PROEX realiza Fórum Presencial dos dirigentes de extensão do IFMT

Publicado por: Reitoria / 25 de Novembro de 2015 às 11:53

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Mato Grosso está realizando nos dias 24 e 25 de novembro de 2015, no auditório da reitoria, o Fórum Presencial de dirigentes de extensão do Instituto Federal. A pauta da reunião aborda os seguintes temas: planejamento da extensão nos campi 2016, Incubadora de Empresas, Regulamento de Extensão, Programas Culturais 2016, captação de recursos/editais PROEXT, apresentação PDI/PROEX 2014 a 2018, desporto 2016 e regulamento de cursos FIC e regulamento de estágios.

O Pró-Reitor de Extensão, professor Levi Pires de Andrade, destacou que a função da PROEX é a atuação da instituição além dos muros, ou seja, onde ocorrem as demandas locais. Nesse sentido, segundo Levi Andrade, a melhor forma de gerar um planejamento é vindo das bases.

“O Fórum é extremamente importante, pois faz um alinhamento do planejamento da PROEX com as demandas locais. Nós temos o PDI e orçamento definido para 2016, e as ações tornam-se mais efetivas a partir de uma discussão com as bases”, explanou Levi Pires Andrade.

O diretor de extensão, Elson Santana, explicou que o foco da reunião é fazer uma ação geral da execução das atividades de extensão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e num segundo momento, propondo inclusive, adequações e tenso uma visão mais sintética das ações de extensão nos campi.

A gestora da Ativa Incubadora de Empresas, Elenice dos Reis Santos, falou que no Fórum abordou com os dirigentes de extensão as ações feitas esse ano na incubadora. Ela destacou que eles entraram em contato com os empreendimentos que já estavam sendo executados no Campus São Vicente e estão resgatando as atividades que estavam paradas.

“A ideia central é que no primeiro semestre de 2016 realizaremos uma formação de agentes para todos os campi para o desenvolvimento regional que vai abordar cinco módulos: Empreendedorismo e Economia Criativa; Economia Solidária; Gestão nas Incubadoras de Empresas e Inovação Tecnológica e Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos. Nosso objetivo é criar a cultura do empreendedorismo e inovação no IFMT. A partir daí, atender tanto os alunos como a comunidade com a incubadora de empresas, os núcleos de inovação e as pesquisas de extensão”, salientou Elenice Santos.

O servidor da PROEX, Bruno Coutinho, finalizou dizendo que na reunião foram abordados em linhas gerais de como está o programa Pronatec com informes de continuidade dos cursos, pois em 2015 não houveram cursos novos no IFMT. Outro ponto abordado foi o fomento as ações culturais nos campi visando a padronização de um evento institucional.