JIFs contribuem para formação integral dos estudantes; egressos também participam

Publicado por: Reitoria / 25 de Agosto de 2022 às 10:47

As atividades desportivas, que culminam com os JIFMT, assim como as atividades de arte e cultura que fazem parte do currículo ofertado pela instituição são de fundamental importância para o desenvolvimento integral dos estudantes.

“O processo de ensino-aprendizagem não se desenvolve apenas nas atividades de sala de aula, mas em todas aquelas nas quais os estudantes se envolvem, participam, são protagonistas. Uma das marcas da qualidade da educação ofertada pelo IFMT reside, justamente, na importância dada a todos os aspectos do desenvolvimento humano”, aponta a pedagoga da pró-reitoria de Ensino, Luciana Klamt.

Nos jogos os estudantes praticam e fortalecem, além de suas habilidades físicas e desportivas, muitas outras como de liderança, competitividade, disciplina, resiliência, além de fortalecer valores como empatia e solidariedade.

"Enfim, a aprendizagem desenvolvida durante a preparação e a participação nos eventos estudantis preparam os nossos estudantes para a vida,” frisa Klamt.

Essa preparação pôde ser vivenciada pelas atuais servidoras Isabela Campos e Verbena Souza, ambas ex-alunas da instituição.

Egressa do ensino médio integrado e superior do JIFMT, a servidora da pró-reitoria de Extensão, Isabela Campos está trabalhando na comissão organizadora do 7o JIFMT e lembra os tempos de participação nos jogos durante sua formação no campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva.

“Sou egressa da instituição, fiz ensino médio integrado, depois superior e agora trabalho na Reitoria. Faz tempo que jogo futsal, joguei nos jogos também como atleta. Isso marcou demais a minha vida. Me lembro que a gente já começava a aula pensando em treinar, pensando em ir pro jogo e aí depois pra regional e pra nacional. Era uma expectativa muito grande mesmo,” conta.

Preparando para o jogo da vida

Trabalhando como coordenadora da modalidade de futsal, Isabela sugere aos jovens que aproveitem as oportunidades, se envolvam e participem dos eventos, que marcam para sempre a trajetória de um estudante.

“Me vejo muito nesses estudantes. Penso que na minha época a gente fazia tudo isso, minha turma também. E aí a gente tenta proporcionar o que tem de melhor pra eles. Coisas que às vezes não teve na nossa época, a gente pensa pra todos agora: docentes, egressos, servidores. Ah, tem que aproveitar. Os eventos, tudo o que a instituição proporciona, porque isso é muito rico, agrega demais na nossa formação”.

Estudante do campus Cuiabá Bela Vista entre 2011-2014 e atual servidora da área administrativa do campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, Verbena de Souza teve a oportunidade de participar de dois JIFS no período em que era aluna do curso técnico integrado em química, no Campus Cuiabá Bela Vista.

“Foi uma experiência sensacional, pude conhecer uma nova cidade e fortalecer os laços com os colegas e amigos do campus e conhecer pessoas de outros lugares. No segundo JIF nosso campus foi medalha de bronze de xadrez por equipes, e eu fui parte dessa conquista,” relembra.

Atualmente cursando Especialização em Desenvolvimento Urbano no campus Várzea Grande, Verbena diz que não poderia deixar de se envolver nos jogos, pois sabe, pela vivência prática, a grandiosidade dessa experiência para os discentes, tanto os que estão aqui na cidade-sede quanto os do interior.

“Está sendo muito legal ver os estudantes viverem isso e muito mais do que eu vivi, porque o evento está muito maior, com mais campi e mais equipes envolvidas. Poder ajudá-los, tanto com a equipe de saúde quanto na torcida está sendo muito gratificante.”

Sobre a oportunidade de estudar no IFMT, Verbena atesta que possibilita vislumbrar novos horizontes para a vida. “Eu procurei aproveitar o máximo que pude, tanto que voltei como servidora, pouco mais de um ano depois de ter terminado o ensino médio e sigo presente, participando e estudando”.

Texto: Meire Zanelato (RTR)