O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) recebeu na manhã desta sexta-feira (7) a visita da Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Rondonópolis, Claudineia de Araújo. O encontro, que contou com a presença do Pró-reitor de Extensão do IFMT, Frankes Siqueira, e a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Regina Olea, teve como objetivo o estreitamento de laços e troca de experiência entres as instituições.
Na oportunidade, os pró-reitores do IFMT apresentaram as ações desenvolvidas no âmbito da Extensão, em especial as ações de arte e Cultura – à exemplo da Mostra de Arte (MArte) que em 2024 entrou em sua sexta edição – os Jogos do Instituto Federal (JIFMT), entre outras atividades de Pesquisa, Extensão e Inovação. O encontro também foi oportunidade para abertura de diálogo sobre o trabalho administrativo envolvido nas ações do Instituto Federal.
De acordo com Claudineia, o encontro foi produtivo. “É impressionante observar a vivência do Instituto Federal nas ações de extensão principalmente no que diz respeito à organização administrativa e captação de recursos para o desenvolvimento destas ações”, afirmou.
Para o Pró-reitor de Extensão do IFMT, Frankes Siqueira, a reunião representa a construção interinstitucional do conhecimento em Mato Grosso. “Essa troca de experiências é fundamental para pensarmos as Instituições Federais de Ensino inseridas em uma realidade regional, crescendo juntos institucionalmente”.
A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação do IFMT, Regina Olea, destacou a função social das Instituições Federais de Ensino no contexto das parcerias institucionais. “Nossa natureza político-pedagógica deve estar necessariamente vinculada à integração interinstitucional para a construção de ideias com foco no desenvolvimento regional”, concluiu.