Abertas inscrições para projetos de inclusão e capacitação de comunidades tradicionais e grupos vulneráveis

Publicado por: Reitoria / 15 de Maio de 2023 às 17:06

As submissões de projeto para o Edital nº 80/2023 seguem abertas até 28 de maio de 2023. Trata-se de edital para apresentação e seleção interna de 12 projetos de extensão, modalidade curso Formação Inicial e Continuada-FIC, a serem desenvolvidos por servidores, colaboradores externos e alunos do IFMT.

As propostas deverão apresentar cursos de capacitação para comunidades tradicionais (Indígenas, Quilombolas, Acampados e Assentados da Reforma Agrária e Ribeirinhos) e grupos em situação de vulnerabilidade social (catadores, migrantes e outros), voltados à produção sustentável, promoção de cidadania e geração de renda aos participantes.

A submissão das propostas será, exclusivamente, pelo SUAP – Módulo Extensão, disponível em: https://suap.ifmt.edu.br. Propostas enviadas por outros meios serão desconsideradas

Cada projeto de extensão selecionado terá direito às seguintes bolsas:

• Até 2 bolsas mensais sendo na modalidade de beneficiário Estudante, de nível médio ou superior:
  • 1 bolsa mensal no valor de R$ 400,00, com dedicação de 20h semanais pelo bolsista.
  • 2 bolsas mensais no valor de R$ 200,00, com dedicação de 10h semanais por bolsista.
  • Uma bolsa mensal na modalidade colaborador externo, no valor de R$600,00 para o bolsista formador externo, com dedicação de 20h horas semanais.
  • Taxa de bancada de até R$8.000,00, depositada em conta-corrente do(a) Coordenador(a) do Projeto.

Promoção de Cidadania e Geração de Renda

O edital tem o objetivo de contribuir com a autonomia econômica e financeira dessas comunidades e pessoas por meio de cursos FIC ou qualificação profissional, de curta duração, da assistência técnica e orientação ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo, economia solidária, comércio e demandas sociais.

Objetiva também promover a organização produtiva nas comunidades tradicionais e de pessoas que vivem em contexto de vulnerabilidade social, em meio urbano e rural; Preparar estudantes do IFMT para atuação inclusiva e não sexista no mundo do trabalho e Incluir estes povos e comunidades nas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT.

Acesse o edital no site: