Estudantes e professores indígenas do Programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga visitam campus Cuiabá Octayde

Publicado por: Reitoria / 16 de Setembro de 2022 às 12:48

A visita foi para participar de palestra sobre instalações de sistemas fotovoltaicos

Nesta quinta-feira (15) o campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, recebeu estudantes e professores do campus Avançado Tangará da Serra, do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) - Eletrodinâmica na Prática, que faz parte do Programa de Extensão do IFMT Dom Pedro Casaldáliga, destinado a levar a educação inclusiva às comunidades tradicionais e grupos que vivem em contexto de vulnerabilidade social em Mato Grosso.

O coordenador do curso e docente de física do campus Tangará da Serra, Francisco Américo da Silva, conta que atualmente há 42 alunos matriculados e mais 5 alunos ouvintes. Ele explica que como o curso é uma formação inicial e continuada eles trabalham com professores atuantes em sala de aula, professores indígenas e não indígenas e alunos do terceiro ano do ensino médio.

Para o docente, a oportunidade de estar desenvolvendo o projeto em conjunto com outras instituições e com as comunidades, é uma crescente, "a gente aprende, ensina, é uma troca de experiências. E o conhecimento tradicional é muito valorizado dentro desse conhecimento científico. Com isso, a gente só cresce e principalmente nos aproximamos não só dos povos indígenas, mas também das instituições públicas de ensino.”

O professor Edivaldo Lourival Mampu, do povo Manoki, no município de Brasnorte, iniciou no curso de Eletrodinâmica na Prática a convite do professor Américo. “É uma experiência nova, a gente tá bastante ansioso para terminar, tem muitas atividades na prática mesmo, isso valoriza ainda mais o conhecimento.”

Edivaldo relata ser professor há 16 anos e atualmente, depois de muito estudo, é aluno de mestrado em Barra do Bugres. "Foi um grande avanço para mim e para o meu povo. As pessoas que não tiveram acesso à escola dependem bastante da gente para fazer documentação e lutar pela saúde e educação também. Mas agora tem muitos professores com formação, os estudantes, os adolescentes estão estudando e fazendo os cursos”.

Entusiasmada, Yuruci Tamili Calomezore Teodoro, que cursa o terceiro ano do ensino médio no IFMT, considera estar passando por uma experiência incrível. "Cada dia estou aprendendo mais, gosto muito de tecnologia e está me ajudando bastante”

O aluno de 22 anos Darcy Amajunepa, que mora na Aldeia Umutina em Barra do Bugres, revela ter interesse em tecnologia desde criança. "Estou gostando muito de aprender sobre eletrodinâmica, nunca tinha estudado sobre isso e tenho vontade de entrar no mercado de trabalho”.

Ketelly Monzilar Calomezore, de 17 anos, também da Aldeia Umutina, foi pela primeira vez no curso como ouvinte. "Pra mim está sendo tudo muito diferente e legal. Estou adorando adquirir essa experiência.”

Os estudantes foram recepcionados e após o almoço assistiram a palestra ministrada pelo professor Bernanci Pedroso de Almeida, pioneiro na área de Engenharia Elétrica com ênfase em energia fotovoltaica em Mato Grosso.

Na sexta feira, 16 de setembro, os alunos e professores visitam a Usina Hidrelétrica de Manso para aprender ainda mais sobre potencial gravitacional. Francisco Américo destaca a importância das parcerias com a Pró-Reitoria de Extensão do IFMT (Proex), a Faculdade Indígena  Intercultural de Barra do Bugres (FAINDI) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), as Diretorias Regionais de Educação (DRE) e a Assistência Estudantil para que esta aula de campo fosse possível.