Discentes de Educação Física aprendem na prática durante arbitragem dos 7º JIFMT

Publicado por: Reitoria / 24 de Agosto de 2022 às 15:04

“De certa forma, podemos dizer que com os 7º JIFMT estamos recebendo um grande laboratório para área de atuação do professor de Educação Física. Pois aqui, os discentes podem verificar muito daquilo que é encontrado em uma graduação e fazer relação com conteúdos das diferentes disciplinas do curso”.

Essa é a avaliação do coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física do campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, Marcelo Gomes Alexandre, que identifica nos jogos várias oportunidades aos discentes de aplicar os conteúdos estudados.

Na matriz curricular atual do curso, a disciplina Organização e Legislação Esportiva por exemplo, possibilita ao estudante aprender a elaborar tabelas de jogos, a organizar eventos esportivos e até mesmo os caminhos para atuar em um conselho disciplinar de uma competição.

“Nessa perspectiva, podemos citar a disciplina de Socorros e Urgência. Temos duas voluntárias do curso atuando no processo de triagem das lesões e ferimentos que os estudantes atletas do JIFMT tem sofrido,” diz o coordenador.

Outras disciplinas com aplicações práticas listadas pelo docente são: Abordagens Psicológicas da Educação Física, que aborda quais desdobramentos comportamentais os estudantes atletas podem ter; Pedagogia do Esporte Escolar, deixando claro que esse evento não se trata meramente de uma competição e que conteúdos das mais variadas disciplinas podem fazer integração com a Educação Física, numa proposta interdisciplinar.

Até mesmo História da Educação Física e Fundamentos Filosóficos da Educação Física possibilitam refletir e esclarecer porque algumas práticas esportivas são mais divulgadas ou executadas em detrimento de outras teoricamente menos populares.

“E para confirmar a questão de um ‘laboratório a céu aberto’ estão sendo coletados dados dentro do JIFMT e teremos como produto dois Trabalhos de Conclusão de Curso que serão defendidos no final deste ano”.

Como tudo começou

Logo após ser oficializado que o JIFMT 2022 seria realizado no Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, o diretor-geral entrou em contato com a coordenação do curso de Licenciatura em Educação Física apontando a necessidade e a possibilidade de integração dos discentes do curso no evento.

“A proposta foi mais que bem-vinda, visto que, historicamente sabemos que na educação brasileira, quanto mais cedo o futuro professor é inserido no contexto da prática educacional, melhor é sua atuação quando formado - nos mais variados aspectos da profissão,” pondera Marcelo.

Os discentes do curso de Licenciatura em Educação Física participaram de um edital de seleção no primeiro bimestre de 2022. Os selecionados passaram a receber um auxílio financeiro desde então, que durará até o final deste mês. E eles têm algumas funções a serem desenvolvidas que vão desde orientação sobre onde ocorrerão as partidas, até o auxílio da equipe de arbitragem no preenchimento das súmulas dos jogos.

Com a bola, os estudantes

Edson Teixeira Oliveira, aluno de Licenciatura em Educação Física noturno, confirma que os estudantes monitores estão respondendo por diversas funções de auxílio na organização do evento.

“Aprendemos muito. Fomos treinados até para assumir a arbitragem caso faltassem juízes. Hoje mesmo houve um atraso de um árbitro e fiz a anotação da primeira parte de um jogo,” relatou Edson.

“Vejo esse evento como o maior do IFMT. Está sendo um aprendizado enorme estar aqui participando, sem contar que é muito prazeroso também. A gente se diverte trabalhando”, completou.

Eduardo Santana Silva, aluno do 8º semestre e que está atuando na UFMT, expressou sua alegria em contribuir com os jogos, e, principalmente, poder aprender para um dia vir a ser técnico e, quem sabe, trabalhar na instituição.

“Já vivi os JIFS como atleta por três anos, por Pontes e Lacerda e hoje estou podendo viver experiências diferentes, Estou gostando de tudo e aprendendo bastante.”