Curso de Empreendedorismo: 28 servidores concluem fase inicial hoje (31)

Publicado por: Reitoria / 31 de Agosto de 2022 às 16:03

Vinte e oito servidores concluem nesta quarta-feira (31), a sessão inicial do curso Avançado de Empreendedorismo, fruto de um acordo de cooperação técnica estabelecido com a Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal. O curso visa fomentar áreas relacionadas ao espírito empreendedor e criação de empresas; inovação e transferência de conhecimento; e cooperação institucional, social e empresarial.

Durante a aula inaugural ontem (30), que contou com as presenças das professoras portuguesas Dra. Helena Alves, Vice-Reitora, e Dra. Maria José Madeira, do Departamento de Gestão e Economia da UBI, o reitor Julio César dos Santos ressaltou "a importância da parceria com a UBI e as ações de empreendedorismo na instituição".

A iniciativa busca criar uma metodologia de formação e de consultoria especializada, originando um modelo de serviço de apoio à constituição de empresas, apoiado pelo acompanhamento especializado e uma estreita relação de proximidade.

‘O objetivo do curso é criar um produto ou uma tecnologia para resolver problemas regionais/estaduais”, sintetiza o coordenador institucional do curso e gerente da Ativa Incubadora de empresas do IFMT, Lenoir Hoeckesfeld.

A formação tem duração de 50hs, validando 6 créditos para a UBI. O término está previsto para 16 de novembro. Na primeira fase, nos dias 30 1 31, as aulas foram presenciais.

“No primeiro dia discutimos sobre a dimensão do conceito de empreendedorismo e sua importância no desenvolvimento de novos negócios. Também falamos sobre oportunidade de mercado, proposta de valor, segmento de mercado e posicionamento”, completou.

A proposta do curso é utilizar a metodologia de formação-ação, ou seja, há uma discussão/explanação do conteúdo por parte das professoras e logo em seguida desenvolvimento de atividades por parte dos participantes.

Assim, espera-se alavancar o número de projetos elaborados e de empresas criadas, permitindo que os participantes possam explorar ideias e soluções tecnológicas, nas quais será avaliado o potencial comercial e a sua eventual materialização, através do Projeto de Criação de Empresas de Base Tecnológica.