Acolhimento e Atenção à Saúde dos estudantes são prioridades nos 7º JIFMT

Publicado por: Reitoria / 23 de Agosto de 2022 às 11:59

Uma equipe de vinte e duas pessoas está trabalhando na Equipe de Acolhimento e Atenção à Saúde dos 7º JIFMT, entre servidores de apoio administrativo, enfermagem, assistência social, nutrição e psicologia.

São profissionais de diversos campi, sete da área de enfermagem, quatro da área de psicologia e quatro de serviço social, além de estudantes estagiários, que colaboram no atendimento e estão à disposição das necessidades dos demais pares.

A psicóloga do campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, Henriette Marques Montanha, entende que esse trabalho é importante para assistir aos estudantes nas variadas necessidades ocorridas durante a competição. Tanto as necessidades físicas quanto as sócio emocionais.

“No que diz respeito à questão emocional, até hoje, o segundo dia de jogos, ainda não tivemos nenhum caso de acolhimento psicológico. Todas as intercorrências, e foram muitas, foram de acidentes. Mas estamos à disposição”, detalhou Henriette.

Uma ambulância composta por motorista, enfermeiro e médico, está de plantão em cada um dos três locais de jogos: UFMT, IFMT e Complexo Desportivo Dom Aquino para realizar o atendimento inicial dos primeiros socorros nas eventuais ocorrências e fazer o encaminhamento dos estudantes com lesões mais graves a UPAs e hospitais ortopédicos por meio do seguro escolar.

Auxílio às delegações

A enfermeira Jéssica Rodrigues, do campus Cuiabá Octayde, conta que foi feita a articulação com o SUS para encaminhamento dos estudantes para atendimentos das ocorrências de urgência e emergência.

“Desejamos que o evento siga com segurança e que consigamos acolher as demandas de saúde dos alunos, cuidando deles e auxiliando as delegações. Hoje, por exemplo, uma aluna chegou com furúnculo, não é trauma, mas precisamos dar o encaminhamento necessário”, pontuou.

A enfermeira Geovana e o motorista socorrista Baram, lotados na UFMT participaram de atendimentos a cinco lesões no primeiro dia de jogos. Foram todas ocorrências de pequena gravidade.

“Eles estão correndo e ficam sujeitos a ter uma parada cardíaca, falta de ar, quebrar um dedo ou uma perna, e é preciso atender o quanto antes, com equipamentos como desfibrilador e oxigênio para reanimar porque você não sabe o histórico e a capacidade física e emocional de cada um”, comentou Geovana.