início do conteúdo

Curso de Formação de Conselheiros Tutelares e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da Amazônia Legal

 

O que é o Projeto?

Atendendo a parceria firmada com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio de Termo de Cooperação Técnica, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, atuará como Núcleo de Formador na oferta de formação continuada de Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares dos Estados da Amazônia Legal, atendendo a demanda de cursos dentro do Estado de Mato Grosso.

A Escola de Conselhos é um projeto de formação continuada de Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares, com abrangência que pode ser local, regional ou nacional. Em Rondônia, as atividades da Escola de Conselhos são realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

O objetivo deste Edital é selecionar profissionais para atuarem como tutores no Curso de Formação Continuada para Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares dos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Amapá, Roraima e Maranhão (ou seja, em toda a Amazônia Legal), no ciclo de 2018 a 2019.

Neste ano, o Curso será oferecido pelos Institutos Federais dos Estados de abrangência (definidos como Núcleos de Formação), em seus diversos campi ou unidades (Polos de Apoio), sob a Coordenação Geral do IFRO 

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, atuará como Núcleo de formação, tendo como polos os campi Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Neste contexto serão selecionados para cada polo 02 (dois) tutores para cada polo.

Como funcionará o Curso?

O Curso de Formação Continuada, nesta edição, contempla 200 horas de duração distribuídas em 5 módulos de 40 horas cada um. Será oferecido por meio das tecnologias de educação a distância, mas com atividades presenciais nos Polos de Apoio dos Núcleos de Formação. Trata-se, portanto, de um curso semipresencial, composto por teleaulas “ao vivo” e atividades constantes de materiais didáticos impressos, disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e orientados nas teleaulas e tutorias. As atividades presenciais ocorrerão uma semana por mês.

Serão constituídas turmas de 100 estudantes por Polo de Apoio, com atendimento de 2 tutores em cada Polo. 

 =========================================================================================================================================

Seleção de Tutores

Poderão se inscrever neste Edital, como candidatos a tutores, servidores dos Institutos Federais parceiros nesta oferta e profissionais externos.

 Cronograma

Inscrição

ATENÇÃO - Inscrições prorrogadas até o dia 21/10/2018.  pelo e-e-mail: escoladeconselhos@ifmt.edu.br

Divulgação das inscrições e resultados preliminares24 de outubro de 2018. (CONSULTE O RESULTADO PRELIMINAR) ou consulte o anexo ao final da página "Resultado Preliminar".

Período de apresentação de recursos contra a homologação das inscrições e resultados preliminares 25 e 26 de outubro de 2018.

Homologação dos resultados, após os recursos - 30 de outubro de 2018.

Convocação de candidatos12 de novembro de 2018.

Entrega da documentação - 12 a 16 de novembro de 2018. Pelo e-mail escoladeconselhos@ifro.edu.br e, se
necessário, nos Polos de Apoio.

Início das atividades dos colaboradores -  A partir de 26 de novembro de 2018. Nos polos de apoio dos Núcleos de Formação, conforme Quadro 1.

 Edital de Seleção

Alteração do Cronograma (Edital de Seleção Tutores)

Resultado Preliminar - Tutores 

Resultado Final

Convocação Tutores - Aprovados

Anexos - (VER FINAL DA PÁGINA)

 ========================================================================================================================================

Seleção de Conselheiros (Estudantes) 

Edital de Seleção (Alunos)

 Prorrogação das Inscrições (Alunos) até o dia 04/12/2018

 

Quem pode inscrever-se nesta formação?

Esta formação é destinada exclusivamente a Conselheiros, Suplentes de Conselheiros e outros agentes que atuam nos Conselhos Tutelares e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, em todos os Estados da Amazônia Legal que tenha interesse em participar do Curso de formação.

As formações serão realizadas nos seguintes Campus/Polos do IFMT em Mato Grosso: Barra do Garças, Cáceres - Prof. Olegário Baldo, Rondonópolis, Campus Avançado Sinop e Campus Avançado Tangará da Serra.

Para inscrever-se, o candidato à vaga basta acessar e preencher o formulário abaixo:

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO — OFERTA NO MATO GROSSO

*Para maiores informações poderá acessar a  Página Oficial do IFRO.

============================================================================================================================================

Núcleo de Formação do IFMT

Coordenador: Bruno José de Amorim Coutinho.

E-mail: escoladeconselhos@ifmt.edu.br

Contato: (65) 3616-4139.

Polos do IFMT: Barra do Garças, Cáceres - Prof. Olegário Baldo, Rondonópolis, Campus Avançado Sinop e Campus Avançado Tangará da Serra.

Para maiores informações acesse a Página Oficial do IFRO.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT