Digoreste: Ações de Extensão do IFMTVol.2 2017

IFMT lança 2ª Edição da Digoreste: Ações de Extensão do IFMT

A segunda edição da Digoreste: Ações de Extensão do IFMT foi lançada pela Pró-reitoria de Extensão e Inovação (Proex) nesta segunda-feira (12). O volume traz uma seleção de 42 entre mais de 200 projetos e eventos de extensão desenvolvidos nos anos de 2015 e 2016 nos 19 campi do IFMT e traz como identidade visual, o cerrado e os seus encantos.

O reitor Willian de Paula comparou a missão dos irmãos Villas-Boas e do Marechal Rondon ao trabalho de extensão desenvolvido, desde 1909, pelo instituto, que através dos seus campi, centros de referência e pólos da UAB tem a função de levar, através das ações de extensão, informação, inovação e tecnologia aos rincões mato-grossenses.

“Extensionistas que somos desde quando começou a base de sustentação para a instituição que hoje se chama IFMT, faço, através da leitura dos textos da revista uma viagem no tempo ao me recordar das ações extensionistas de Rondon e dos irmãos Villas Boas, que desbravaram as matas e o cerrado mato-grossense e por onde passaram deixaram marcas dos feitos, resultado dos diálogos e da troca de conhecimento e informações, fazendo história”, destacou o reitor.

O pró-reitor Marcus Taques considera fazer extensão dialogar com a comunidade, levar conhecimento a quem realmente precisa, incluindo o indivíduo no mundo do saber e tornando-o cidadão. Para ele, as ações de extensão constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa, viabilizando a relação transformadora entre o instituto e a sociedade.

“Na extensão, a ciência se constrói para e com a comunidade. Por meio dela, servidores e alunos tem consolidado a nossa marca ofertando ações em programas e projetos com um olhar humano, preocupado com o desenvolvimento social do estado. Um olhar inclusivo que por meio do desporto, cultura, arte, cidadania, prestação de serviços, consultorias, capacitações, entre tantas outras ações, tem fomentado a troca de conhecimentos, influenciando e sendo influenciado pela comunidade”, ressaltou Taques.

A Digoreste: Ações de Extensão do IFMT traz projetos desenvolvidos por diversas áreas, em contextos e desafios distintos, explica o diretor de extensão, Elson Santana. No campo da inclusão social e promoção da cidadania, cursos de Libras dos campi Alta Floresta e Bela Vista, capacitaram mediadores em língua brasileira de sinais, beneficiando pessoas surdas ou com deficiência auditiva, além de orientar e incentivar a inserção social.

O projeto “Replantar é Preciso” do campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste, promoveu o plantio de mudas de espécies nativas na área do assentamento Nossa Terra, Nossa Gente. E em Campo Novo do Parecis, o projeto “Aldeia Bacaval” foi uma iniciativa importante de resgate cultural indígena. Já no centenário campus Cuiabá Octayde, um dos destaques foi o “Edificando o Futuro”, que possibilitou diálogos sobre competências, habilidades e o mundo do trabalho, entre profissionais experientes da área de engenharia civil e os alunos do curso técnico em Edificações.

Digoreste - A palavra é uma das tantas expressões da riquíssima linguagem mato-grossense que apresenta um elo entre o passado e o presente, entre o urbano e o rural-ribeirinho. Expressa aprovação e positividade. Quando algo está muito bom, diz-se que está “digoreste”.