início do conteúdo

Bazar Vênus

Inspirado no nome da deusa mitológica do Amor e da Beleza, o Bazar Vênus foi concebido e realizado em 2017, pela Pró-reitoria de Extensão e o Núcleo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas, inicialmente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), entretanto, a partir de 2019 será realizado em comemoração do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro).

O Bazar Vênus consiste na troca de itens novos ou usados entre as participantes, oportunidade interessante também para as mulheres criativas e empreendedoras divulgarem seus talentos, levando bens ou serviços para serem trocados no evento. Mais do que um bazar, é um encontro de mulheres, integrando servidoras, colaboradoras e comunidade externa

Funciona com base na filosofia de autogestão, um dos princípios da Economia Solidária. A troca é intermediada por um Caixa Solidário que faz a precificação dos itens recebidos com base na Moeda Social denominada “Vênus”. Funciona assim: a participante traz o item e junto à organização decidem sobre o valor. Acordadas, o item é trocado pela Moeda Vênus. Esta será usada para “comprar” outros itens durante o Bazar.

Os itens podem ser trocados por moedas Vênus antecipadamente na Pró-reitoria de Extensão em período previamente divulgado, ou durante o evento. Para as participantes que não tem itens a oferecer são aceitos alimentos não perecíveis.

O evento também é uma oportunidade para empreendimentos de mulheres da comunidade externa exporem seus negócios na Feira da Mulher Empreendedora. Tais empreendimentos são selecionados por meio de edital específico. O objetivo do IFMT é auxiliar esses pequenos empreendimentos, disponibilizando espaço para exposição e divulgação, bem como possibilitando contato com a Pró-reitoria de Extensão do IFMT que poderá auxiliar no desenvolvimento do negócio.

Os itens que restam do Bazar, bem como os alimentos arrecadados são destinados a uma instituição de beneficente.

Mais informações em:

- Bazar Vênus 2017: acesse

- Bazar Vênus 2018: acesse e acesse

- Bazar Vênus 2019: acesse

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT