Xadrez ganha força e espaço na atual gestão e leva o nome de Diamantino em eventos nacionais

Publicado por: Reitoria / 16 de Setembro de 2019 às 08:35

Tudo começou quando o professor Luiz Fernando de Moraes Campos Filho, servidor do Instituto Federal de Mato Grosso, levou alguns alunos para participar do XIII Jogos de Férias na modalidade Xadrez. Neste evento, conversando com o professor José Henrique, iniciamos uma parceria em busca de alavancar e disseminar a prática do xadrez no município e na região.

Após o diálogo e fechamento da parceria, a prefeitura através da secretaria municipal de Esportes, lazer e Turismo “abriu as portas” para o xadrez. O primeiro passo foi a inserção do xadrez nos Jogos Escolares de Diamantino (JEDs) no ano de 2017. Neste mesmo ano, Diamantino foi campeão regional, campeão estadual e décimo terceiro colocado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude de 2017. Além de apoiar o esporte durante o ano todo, a secretaria sempre reconheceu o xadrez como uma modalidade extremamente importante para o desenvolvimento dos praticantes e uma forma de inclusão social. “Consideramos que o xadrez obteve um grande avanço na região nesta gestão. Além disso, o município nos dá total apoio e estrutura para participarmos de competições dentro e fora do município”, comentou.

Em 2018 o xadrez continuou o seu processo de expansão. Foram inseridas quatro competições no calendário esportivo do município. Além disso, sediamos a fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude na modalidade Xadrez no mês de outubro e o Campeonato Estadual Absoluto de Xadrez em dezembro.

Trabalhando com o xadrez desde 2014, o professor Luiz chegou em Diamantino em 2016 e, neste mesmo ano, iniciou um projeto de xadrez no Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Diamantino. O projeto consiste em aulas de teoria de xadrez e prática através de competições e eventos. Atualmente mais de 120 alunos participam de forma direta ou indiretamente das atividades do projeto que, segundo explica o professor, traz vários benefícios aos praticantes como concentração, melhorias em sala de aula, tomada de decisão, organização e respeito aos pais e professores, item necessário para participação no projeto, comentou o professor. Hoje Diamantino é uma das referências na modalidade no estado.

Ano de 2017

i) Inserção da modalidade xadrez nos Jogos Escolares de Diamantino.

ii) Participação nos Jogos Escolares da Juventude - Fase Regional - Xadrez - Nobres - MT.

iii) Participação nos Jogos Escolares da Juventude - Fase Estadual - Xadrez - Cuiabá - MT.

iv) Participação nos Jogos Escolares da Juventude - Fase Nacional - Xadrez - Brasília - DF.

v) Organização do XIV Jogos de Férias de Diamantino - Modalidade Xadrez.

vi) Participação no Campeonato Estadual de Xadrez - Santa Carmem - MT.

vii) Participação na Copa Primavera de Xadrez - Primavera do Leste - MT.

viii) Participação no Campeonato Estadual de Xadrez - Absoluto - Tangará da Serra - MT.

Ano de 2018

i) Organização dos Jogos Escolares de Diamantino - modalidade xadrez.

ii) Organização do I Campeonato de Xadrez Absoluto - Calendário esportivo do município.

iii) Participação no Campeonato Estadual de Xadrez - Campo Verde - MT.

iv) Organização do II Campeonato de Xadrez Absoluto - Calendário esportivo do município.

v) Participação no Torneio de Xadrez por equipes da FMTX - Cuiabá - MT.

vi) Organização e participação nos Jogos Escolares da Juventude - Fase Estadual - Xadrez - Diamantino - MT.

vii) Organização do XV Jogos de Férias de Diamantino - Modalidade Xadrez.

viiii) Participação no V Federal Chess - Cuiabá - MT.

ix) Organização do III Campeonato de Xadrez Absoluto - Calendário esportivo do município.

x) Organização e participação nos Campeonato Absoluto de Xadrez - Fase Estadual - Diamantino - MT.

Ano de 2019

i) Organização dos Jogos Escolares de Diamantino - modalidade xadrez.

ii) Participação no Aberto do Brasil STD CONTAUD 2019 - Cuiabá - MT.

iii) Organização do XVI Jogos de Férias de Diamantino - Modalidade Xadrez.

iv) Participação no Campeonato Estadual de Xadrez - Sinop - MT.

As atividades realizadas pelo projeto nos anos de 2016 e 2017 estão disponíveis em: jornadadmt.wixsite.com/xadrez. As atividades realizadas pelo projeto nos anos de 2018 e 2019 estão disponíveis em: www.facebook.com/clubedexadrezdmt.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Diamantino