Projeto do IFMT Juína, apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão, transforma óleo de fritura em sabão e beneficia entidades

Publicado por: Reitoria / 12 de Abril de 2017 às 15:35

O IFMT campus Juína realizou por meio do projeto de extensão “Reciclagem de óleo residual para a produção de sabão: uma proposta pedagógica de ensino da disciplina de Química Ambiental” uma campanha para recolher e reciclar óleo de cozinha para a fabricação de sabão.

A fabricação do sabão ecológico aconteceu através da parceria com os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, que realizaram a coleta do óleo de cozinha residual proveniente do restaurante estudantil do campus Juína e de demais estabelecimentos comerciais e residenciais do Município.

O Químico e coordenador do projeto, Alan Cândido destaca que a ação é “uma alternativa para o desenvolvimento sustentável, promovendo ao mesmo tempo a integração entre a comunidade acadêmica e instituições de caridade presentes no Município, tendo como propósitos principais a conscientização do público-alvo a respeito da preservação do meio ambiente, baseado nos conceitos de educação ambiental”.

Um dos principais objetivos do projeto é reduzir a quantidade de óleo descartado de forma inadequada no meio ambiente. O óleo vegetal utilizado nos processos de fritura está entre os materiais que representam riscos de poluição ambiental, quando descartado na rede de esgotos, o óleo de fritura provoca obstruções na rede coletora e polui solos e rios. Um litro de óleo descartado pode contaminar até um milhão de litros de água, afirmou Alan.

Foram produzidos aproximadamente 120 litros e 60 barras de sabão que foram distribuídos entre o projeto resgate em Juína, oratório são francisco e alojamento do IFMT campus Juína, beneficiando diretamente mais de 400 pessoas.

A equipe executora do projeto, coordenada pelo mestre em química Alan Candido é composta também pelos professores Cláudia Léia Strada, Jones Wilian Soares e discentes Geraldo Júnior Santos Ribeiro, Karolina Flores Da Silva e Vanessa Caroline Manochio.