início do conteúdo

Projeto com servidores e voluntários externos do Campus Cuiabá Octayde prevê a confecção distribuição de 3 mil máscaras de tecido

Publicado por: Reitoria / 24 de Abril de 2020 às 08:42

O projeto de Extensão ‘Máscaras por que te quero’ desenvolvido pelo IFMT - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, prevê a confecção e distribuição de 3 mil máscaras de tecido à população em vulnerabilidade abrigadas em instituições públicas ou privadas de Cuiabá. O projeto é desenvolvido por servidores do campus e voluntários externos. Ele faz parte dos 25 projetos de extensão aprovados no edital nº 47/2020 do IFMT de combate a pandemia da COVID-19.

O projeto é parte das ações de extensão desenvolvidas pelo IFMT para contribuir com o esforço público de evitar a proliferação da COVID-19. Estão previstas a confecção de 3 mil máscaras com alta vedação que serão distribuídas em instituições como Abrigo dos Idosos, Casa da Mãe Joana, APAE, Pomeri, entre outros.

Ao todo o projeto conta hoje com 15 voluntários que trabalham em casa. “Cada voluntário trabalha em sua casa para que possamos dar conta de produzir as máscaras e assim contribuir com essa população que tem dificuldade de acesso a esse equipamento de proteção fundamental para que possamos conter o vírus”, explicou Ângela Oliveira coordenadora do projeto.

Segundo Ângela, que conta com o apoio dos servidores Giulia Schauffert, Jussara Silva e Kleberson Cardoso. “Estamos na fase de produção acelerada e dos contatos com as instituições. Nós começamos a entrega das máscaras no dia 16 de abril”, explicou Ângela.

Já foram entregues: 19 máscaras para a equipe do Projeto “Mãos Limpas” do Campus Cuiabá; 20 para a equipe do projeto “Cuiabraça” que auxilia famílias em situação de vulnerabilidade social; 50 para a unidade de radiologia de Cuiabá do Hospital do Câncer e 120 estão prontas para serem entregues para o projeto “Café Solidário” que oferece café da manhã aos moradores de rua.  

“Estamos separando ainda para distribuição possivelmente, neste final de semana de 105 máscaras para o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, em Várzea Grande. Buscaremos mais máscaras hoje (24/04) com as nossas voluntárias. A logística demanda bastante tempo, pois, os voluntários estão em diferentes pontos da cidade e temos que nos deslocar tanto para distribuir material como para recolher. A previsão inicial era de 10 voluntários e atualmente são 15”, explica a coordenadora do projeto de extensão, Angela Oliveira.

Angela conta ainda que foi feito uma parceria com a APAE.  “Temos hoje 04 voluntárias trabalhando dentro da APAE, para demanda própria, da Instituição e famílias apoiadas. O IFMT por intermédio deste projeto fornece os materiais para produção”.

IFMT - Campus Cuiabá/ Jones Martinho

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT