PROEX lança pacote de editais para seleção de projetos de extensão

Publicado por: Reitoria / 13 de Fevereiro de 2020 às 17:44

A partir desta quinta-feira (13), até o dia 10 de março, está aberto o período de submissão de projetos a doze editais de extensão do IFMT - Edital de Apoio aos Circuitos de Arte e Cultura, de Apoio aos Núcleos da Ativa Incubadora, do Programa Teresa de Benguela Fase 01, de Pré-incubação de ideias e negócios, de Incubação de empresas, do Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural, de Apoio a Extensão, de Desenvolvimento de ações de Livre Iniciativa e de Apoio às Empresas Juniores (ver lista detalhada abaixo).

Nos doze editais, lançados pela Pró-reitoria de Extensão nesta quarta-feira (12), constam orientações sobre procedimentos para o desenvolvimento da Extensão, seja pela validação de núcleos incubadores, captação de recursos e a seleção de 318 projetos para serem executados no ano de 2020. A submissão deve ser feita diretamente no SUAP Módulo Extensão, onde estão disponíveis todos os projetos.

O reitor Willian Silva de Paula lembrou o compromisso assumido com a comunidade IFMT de lançar, num único momento, várias oportunidades extensionistas para alunos e servidores.

“Que eles possam vivenciar a experiência de serem extensionistas em várias áreas distintas, com ações de extensão rural, arte, cultura, desporto, nosso projeto Tereza de Benguela, a Ativa, a questão empreendedora, enfim, tudo isso visa enriquecer a formação dos nossos estudantes. Através da extensão, nós IFMT, fortalecemos a missão ´Educar para a vida e para o trabalho´, por proporcionar ao aluno o conhecimento do todo e a chance de pôr em prática o que vivencia em sala de aula. Me faz lembrar Rondon, um grande extensionista mato-grossense, que nos motiva a promover ações como esta”, considerou o reitor.

“Serão quase 700 mil reais investidos. Todos os editais lançados ao mesmo tempo para que o servidor possa visualizar as oportunidades disponíveis para trabalhar com a extensão durante 2020. Neste ano, consolidamos um incremento de 49% no número de projetos de extensão financiados pelo instituto, em relação a 2016. É um grande momento”, avaliou o pró-reitor de Extensão, Marcus Taques.

Além dos editais para a seleção de projetos extensionistas foram lançados, ainda, outros três: o Edital de Captação de Recursos para os Jogos do Servidor 2020, o Edital de Captação de Recursos para o JIFMT 2020 e o Edital de Habilitação dos novos Núcleos da Ativa Incubadora.

Cada um dos doze editais possui as suas especificidades quanto ao fomento, à área de atuação e aos critérios de avaliação, devendo assim, o proponente estar atento a todos os detalhes apresentados. Um banco de avaliadores, composto por 132 profissionais de diversas instituições e entidades parceiras, faz a seleção dos projetos.

“Contamos com o trabalho dos coordenadores de extensão e dos gestores dos núcleos da Ativa instalados nos Campi para um contato e orientação presencial aos docentes, técnicos administrativos e estudantes, para que continuem o envio de projetos com a qualidade e a importância que a sociedade mato-grossense requer”, completou o diretor de Extensão, Elson Santana.

Confira, abaixo, a lista dos editais da PROEX:

Acesse os editais pelos links: