Palestra “Diálogos para as artes cênicas” abriu a programação

Publicado por: Reitoria / 23 de Outubro de 2018 às 14:33

A palestra “Diálogos para as artes cênicas”, ministrada pelo professor e coordenador pedagógico do projeto SP Escola de teatro, Joaquim Gama, sobre o tema “Oportunidade de Negócio nas artes cênicas e economia” abriu as atividades do Encontro Mato-grossense de Artes Cênicas - Teatro, Dança e Circo: Perspectivas e Trajetórias”, na manhã desta terça-feira (23), no saguão do teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Sou um operário que opera diariamente com a educação e teatro”, afirmou o professor Joaquim Gama, ao destacar a importância de discutir a formação do artista e de como projetos como SP Escola de Teatro e MT Escola de Teatro podem alterar cenários de cidades como São Paulo e Cuiabá. Doutor em Teatro, na área da Pedagogia do Teatro, Joaquim Gama traçou um breve retrospecto de sua jornada para “pensar a economia criativa e a relação com o teatro”, lembrando que para entender a atividade de criar é preciso existir, na base, o direito ao pensamento simbólico e direito às artes cênicas.

Inaugurada em 2010, a SP Escola de Teatro é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap). Centro de Formação das Artes do Palco, a Escola propõe novos desafios para o ensino das Artes Cênicas no Brasil. Com um modelo pedagógico ousado, o espaço toma como prismas da formação as sensibilidades e as potencialidades artísticas, humanas, críticas e cidadãs.

O aumento da produção teatral e a consequente demanda de mão de obra foram alguns dos impulsos que levaram ao surgimento da Escola, atenta à necessidade de iniciativas que democratizem o acesso da população à formação artística. Articula propostas como, no plano social, a interface com aprendizes contemplados com bolsas auxílio, atitude que democratiza o acesso ao universo teatral para diferentes camadas da população; e, no sistema pedagógico, a exploração conjunta do terreno do conhecimento por formadores e aprendizes.

A Adaap faz parte da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc).

Encontro MT de Artes Cênicas - Realizado pelas instituições públicas de Ensino Superior (IPES) de Mato Grosso - Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o evento reúne artistas, estudantes, coletivos, representantes, palestrantes, educadores, autoridades, representantes do poder público, oficineiros e público em geral para compreender o desenvolvimento atual das artes cênicas mato-grossenses, por meio de um diálogo aberto sobre os caminhos e desafios do fazer artístico local.

São dois dias de atividades intensas com a realização de palestras e mesas de debates, no período da manhã; oficinas, no período da tarde, e apresentações culturais, no período noturno. Os objetivos são apresentar à comunidade mato-grossense o que as três instituições produzem de cultura e artes em Cuiabá e no interior do Estado bem como estreitar os laços institucionais entre as universidades públicas, educadores e setores da economia criativa.

“Esta é mais uma ação de fortalecimento da arte e da cultura na nossa instituição. Desde 2017 tivemos a criação de Circuitos de Arte e Cultura nos campi; a realização de um encontro de Arte educadores dentro do WORKIF, em novembro deste ano, quando também acontecerão uma série de apresentações artísticas e culturais e este encontro com as IPES, que é um dos frutos do Fórum das IPES, realizado no início deste ano”, destacou o pró-reitor de Extensão, Marcus Taques.

(Fonte: Ascom UFMT/Ascom IFMT)