Indígenas recebem sabão e sabonete líquidos produzidos pelo IFMT Barra do Garças

Publicado por: Reitoria / 23 de Julho de 2020 às 17:08

O projeto “Covid, não: aqui tem sabão!” está destinando mais de mil litros de sabão
e sabonete líquidos a comunidades indígenas

Para combater o coronavírus, que já chegou aos territórios indígenas em Mato Grosso, o Instituto Federal de Mato Grosso, através do campus Barra do Garças está destinando mais de mil litros de sabão líquido para famílias residentes no Distrito Sanitário Especial Indígena DSEI - Xavante.

O projeto “Covid, não: aqui tem sabão!” é uma das mais de 40 iniciativas extensionistas viabilizadas pelo Edital 47/2020, que está financiando ações de enfrentamento à pandemia de coronavírus, desenvolvidas por servidores de diversos campi da instituição, que estão impactando positivamente as comunidades locais. Desta vez, trata-se de uma ação conjunta com a Funai, que realiza a entrega do sabão e sabonete juntamente com outros produtos, como gêneros alimentícios, diretamente nas aldeias.

“Nós produzimos, entregamos para a Funai e eles fazem a distribuição do material com as cestas básicas. Foram 200 litros de sabonete e sabão líquidos nesta última remessa e ainda entregaremos mais 400 litros de cada. Esta ação é contínua, vai até agosto, quando encerramos o projeto”, explica o coordenador, professor Elizeu Demambro.

Ele conta que também repassou 300 litros de sabão e sabonete a DSEI Xavante. O material está sendo distribuído aos Xavantes que residem nas cidades de Barra do Garças, Aragarças, Nova Xavantina, Pontal, Araguaiana, Primavera, General Carneiro entre outras da região. Nesta terça-feira (21), o docente recebeu novo pedido de mais 200 litros. “Tenho 100 litros estocados, aogora vou fazer mais 100 litros,” calcula.

Ao todo, estão sendo atendidas todas as aldeias de seis Territórios Indígenas: Sangradouro/Volta Grande, São Marcos, Parabubure, Marechal Rondon, Ubawawe e Chão Preto.

“Em Barra do Garças vem sendo beneficiadas essas seis Terras Indígenas do povo Xavante. Os Carajás e os povos do Xingu, atendidos por outras coordenações regionais da Funai, nos procuraram e também receberão uma parte da próxima produção de sabão e sabonete”, planeja.