IFMT realiza curso de informática e audiovisual para mulheres indígenas do Xingu

Publicado por: Reitoria / 15 de Dezembro de 2017 às 16:32

Uma iniciativa inédita de empoderamento feminino aconteceu com um grupo de jovens índias de sete etnias da região do Xingu, que participaram do primeiro módulo de uma capacitação para mulheres cineastas, no projeto denominado “Kujãmeret Opora’Anga Ma’Awa: Mulheres Cineastas”, desenvolvido por professores do IFMT Campus Avançado de Canarana.

Realizado no período de 21 a 27 de novembro, o projeto é fruto de uma parceria entre a Associação Yamurikumã das Mulheres Xinguanas, Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, financiadora da iniciativa, e FUNAI, além do Instituto Federal.

Participaram os professores Alexis Leal, Claudineia Arruda, Claudemir Júnior, Rui Ogawa e Joelias Júnior, sendo o último o coordenador dos trabalhos. O segundo módulo será realizado no início de 2018, no IFMT Canarana. “Este curso foi fruto de dois anos de projeto, lutas e negociações, tendo como parceiros a Funai e Secretaria da Cultura do Estado de Mato Grosso”, contou o professor Alexis Leal.

No primeiro módulo, as alunas tiveram aulas de informática básica, com os professores do IFMT e de edição e captura de imagens, com cineastas indígenas homens. Nas aulas de Informática Básica, pela manhã, receberam noções sobre o manuseio de computadores, com foco em manipulação de imagens e vídeos.

Já no curso de edição e captura de imagens, no período da tarde, aprenderam os conceitos iniciais sobre o papel do editor, ilha de edição e captura de imagens e vídeo, utilizando equipamentos profissionais.

Foi uma semana de muitos desafios e aprendizado, como relataram as alunas Larissa e Luzenira Tapirapé. “Gostamos muito da oportunidade de aprender coisas novas e ‘mexer’ com a tecnologia”. As impressões da presidente e vice-presidente da Associação, Kaiulu Yawalapiti e Sula Kamaiurá também foram positivas.

“É a primeira vez que conseguimos esse apoio. Estamos conseguindo realizar nosso sonho de trazer formação para a nova geração do Xingu”, avaliou Kaiulu. “É fundamental que essa parceria continue futuramente. Agradeço ao reitor por abrir esse espaço para os indígenas jovens, que precisam de apoio”, completou Sula.

O reitor Willian de Paula reafirmou o compromisso da instituição com as minorias de Mato Grosso e destacou a aproximação com a Associação de Mulheres Xinguanas e também com os demais povos de culturas tradicionais, a exemplo dos quilombolas da região de Poconé, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade, o povo pantaneiro, os ribeirinhos e os demais com os quais serão desenvolvidos novos trabalhos futuros.

“Precisamos intensificar o acesso e as oportunidades aos povos tradicionais que compõem o nosso estado, como os Xinguanos. A chegada deles, por meio da associação, é motivo de alegria para nossa instituição porque estreita os laços e mostra o quanto temos a aprender e ensinar. Fortalecer as parcerias com esses povos de culturas tradicionais é um meio de contribuir para que eles tenham vez e voz em nossa sociedade”, afirmou o reitor.

A Associação Yamurikumã foi criada em 2010, para ser uma organização indígena referência para as mulheres xinguanas e suprir uma lacuna na representatividade feminina nas instâncias políticas e de controle social. Tem como principais objetivos: empoderar as mulheres através da informação; cursos de formação e apoio às iniciativas comunitárias, para o enfrentamento dos problemas que atingem suas famílias e comunidades. A associação também procura fortalecer o protagonismo das mulheres indígenas na luta por direitos, pela preservação da cultura e do meio ambiente, por saúde e educação de qualidade e terra para sobrevivência dos povos indígenas, especialmente do Parque do Xingu.

Dados adicionais do projeto podem ser encontrados no perfil do IFMT Canarana no Facebook www.facebook.com/ifmtcanarana.

Depoimentos da presidente e da vice-presidente da Associação - https://www.youtube.com/watch?v=g7bkzclxlG0&feature=share

Depoimentos das alunas (na língua de cada etnia e em português) - https://www.youtube.com/watch?v=k6Cc0QEas-w&list=PLcYJyIq3V4-8R9A8maYc2MvP_0HGlPJTD