IFMT realizou conjuntamente com a Sejudh-MT a oficina “A lente que ressocializa” que propôs produção de vídeo a adolescentes e servidores do Socioeducativo

Publicado por: Reitoria / 12 de Dezembro de 2016 às 08:56

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal dos adolescentes por meio da linguagem audiovisual, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) promoveu, em parceria com o Instituto Federal Mato-grossense (IFMT), a oficina “A Lente que Ressocializa”. O curso, além de propor aos adolescentes a produção de um vídeo com suas técnicas básicas de filmagem e edição, serve como capacitação para os servidores que atuam junto aos assistidos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Cuiabá.

A oficina é um projeto de extensão fomentado pela PROEX/IFMT, coordenado pela assistente social do IFMT – Campus Campo Novo do Parecis, Karla Reuter dos Reis. No dia 28 de novembro, houve a exibição de um filme para que os adolescentes pudessem entender as etapas de filmagem. Foram oferecidas três opções de filme, e os adolescentes escolheram BATMAN, que na sequência começaram a produzir o roteiro para o curta deles.

“O objetivo do trabalho é propiciar a ressocialização de adolescentes que estão no sistema socioeducativo na cidade de Lucas do Rio Verde e em Cuiabá, além de trazer um melhor conhecimento para lidar com o público-alvo. A metodologia a ser adotada permeia o autoconhecimento, visando à promoção da autoestima destes jovens e estimulando-os a se reconhecerem como protagonistas de sua própria história”, ressalta o secretário adjunto de Justiça da Sejudh, Enéas Corrêa Figueiredo Júnior.

De acordo com os colaboradores do IFMT, o projeto busca a consolidação efetiva e a prática da missão do instituto, que é de educar para a vida e para o trabalho. Além disso, reafirma os valores “Humanidade – dignidade da pessoa acima de tudo” e promover a “Democracia participativa – por um fazer coletivo”, fazendo com que os beneficiados possam agir como sujeito de participação ativa, propiciando o desenvolvimento de competências e o oferecimento de oportunidades de experimentação.

“Queremos possibilitar a estes jovens um novo instrumento de comunicação que lhes confira liberdade de expressão e potencializar o diálogo no ambiente socioeducativo, e também propiciar, por meio destas oficinas, um momento de contato com novas tecnologias, o que, normalmente, é muito bem aceito por eles”, explica o servidor do Sistema Socioeducativo, Waldir Lopes Teixeira Júnior.

O trabalho envolve ainda a sensibilização dos adolescentes para o potencial audiovisual como ferramenta de educação e comunicação, propiciando acesso à cidadania; o despertar de potencialidades e a ampliação dos horizontes culturais, além de estimular os jovens a compreenderem o outro e suas visões. “Visamos propiciar a vivência do sentimento de sua época num movimento de reconhecimento e harmonização de seus contemporâneos; bem como ampliar a possibilidade de inserção em um mercado de trabalho diferenciado, podendo se tornar autônomos ou empreendedores”, destaca o superintendente do Sistema Socioeducativo, Edson Cruz.

A Gerência de Formação Profissional do Adolescente (GEFPA) do Sistema Socioeducativo ressalta que buscou a parceria com o IFMT para criar o projeto, desenvolvido em conjunto com a equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais, além de estudantes dos cursos de serviço social e de psicologia. “É uma produção preocupada com a participação efetiva dos adolescentes que estão em medida socioeducativa, objetivando o resgate da sua autonomia, do reconhecimento enquanto cidadãos de direitos, além da garantia de serem sujeitos das suas vidas”, finaliza Waldir Lopes Teixeira Júnior.

Atendimento

Foram atendidos em Mato Grosso 198 adolescentes em medida socioeducativa de internação durante o ano de 2015, nos municípios de Cuiabá, Cáceres, Barra do Garças, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Sinop.

Rodrigo Maciel Meloni | Sejudh-MT com informações da Ascom/Reitoria/IFMT