IFMT lança edital de extensão tecnológica relativo aos processos de produção e beneficiamento aplicados ao agronegócio de algodão

Publicado por: Reitoria / 19 de Fevereiro de 2018 às 21:17

O Instituto Federal de Mato Grosso, através da Pró-reitoria de Extensão lançou nesta segunda-feira (19), o edital de extensão tecnológica nº 11 - IFMT/PROEX, relativo aos processos de produção e beneficiamento aplicados ao agronegócio do algodão, com concessão de bolsas e taxa de bancada.

Serão consideradas atividades de extensão tecnológica os projetos que tenham vínculo direto com o setor produtivo do algodão e que sejam desenvolvidos nas seguintes linhas temáticas:

• Aprimoramento de tecnologias aplicadas a agricultura de precisão no agronegócio do algodão;
  • Desenvolvimento tecnológico de novos programas, sistemas, processo ou produtos aplicados ao agronegócio do algodão;
  • Georreferenciamento aplicado ao agronegócio do algodão;
  • Elaboração e Interpretação de imagens captadas a partir de vants para uso no agronegócio do algodão;
  • Desenvolvimento e melhoria de sensores e automação aplicados ao agronegócio do algodão;

Serão selecionados quatro projetos de extensão de cunho tecnológico, a serem desenvolvidos por docentes, técnico-administrativos e alunos do IFMT. O projeto de extensão deverá ter um (01) extensionista coordenador, um (01) estudante bolsista e, no máximo, outros três (03) colaboradores internos ou externos na sua equipe executora.

Os projetos selecionados serão executados no prazo de quatro meses (de maio a agosto de 2018), podendo ser renovados por igual período pelo campus, desde que o mesmo tenha interesse, disponibilidade orçamentária e/ou justificativa técnica, quanto à viabilidade na sua renovação.

Os projetos de extensão tecnológicos selecionados devem abordar e buscar difundir técnicas, sistemas ou processos produtivos voltados para soluções no sistema de produção da cultura do algodão.

Cada projeto de extensão selecionado terá direito:

• 01 (uma) bolsa mensal, no valor de R$ 250,00 para o estudante de nível médio ou no valor de R$ 400,00 para o estudante de nível superior, a ser custeado pelo Instituto Matogrossense de Algodão (IMA/MT), durante a execução da proposta;
  • 01 (uma) bolsa mensal para o servidor Coordenador do Projeto no valor de R$ 600,00 a ser custeado pelo IMA/MT, durante a execução da proposta;
  • 01 (uma) Taxa de Bancada a título de apoio financeiro para a execução do projeto no valor de até R$ 8.400,00 a ser custeado pelo IMA/MT;

Os colaboradores internos e externos não receberão bolsas de extensão e atuarão como voluntários, tendo pleno direito ao recebimento de certificados expedidos pela PROEX, mediante carga horária informada pelo coordenador do projeto.

O Coordenador do projeto deverá apresentar em sua proposta, a disponibilidade da carga horária mínima de 08 (oito) horas semanais, para as suas atividades conforme Resolução CONSUP N° 011/2015 que aprovou o Regulamento do Programa de Valorização da Produção da Pesquisa e Extensão – PVPE, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. O estudante bolsista deverá desenvolver carga horária mínima de 08 (oito) horas semanais, durante o projeto.

É vedada a divisão de bolsas entre dois ou mais pessoas. A taxa de bancada, a bolsa dos coordenadores de projeto e a bolsa para estudante, serão integralmente custeada pelo Instituto Matogrossense de Algodão – IMA/MT, conforme Convênio e Plano de Trabalho celebrado com o IFMT.

A gestão dos recursos financeiros e orçamentários aplicados aos projetos selecionados será efetuada pela Instituto Matogrossense de Algodão – IMA/MT e mediada pela Pró- Reitoria de Extensão.

As submissões dos projetos deverão ser obrigatoriamente realizadas via SUAP no módulo de extensão. As propostas deverão ser elaboradas e enviadas pelos Proponentes Coordenadores dos projetos, no módulo extensão>projetos>submeter projetos, do Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP, disponível no site https://suap.ifmt.edu.br, até 15/03/2018, data limite para inscrição.

Segundo o Pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcus Taques, este é o primeiro edital de extensão tecnológica do IFMT que conta com o apoio do Instituto Matogrossense do Algodão (IMA). Este edital será totalmente custeado pelo IMA que está investindo R$ 49.600,00.

“O edital tem a proposta de desenvolver produtos ou processos, para solucionar os gargalos do setor produtivo do algodão.  Para o IFMT é um avanço muito significativo o lançamento deste edital, principalmente porque estamos nos aproximando do setor produtivo, como o IMA e com o investimento total deles”, destacou Marcus Taques.

O pró-reitor destacou que para seleção dos projetos, haverá uma comissão mista entre membros do IFMT e do IMA. Outro ponto destacado é que a partir dos recursos alocados na taxa de bancada, se houver a compra de bens permanentes, estes ao final do projeto serão doados ao IFMT. “Além disso é o primeiro edital do IFMT realizado via Suap módulo extensão, no qual, tanto a submissão, avaliação, prestação de contas e relatórios, serão realizados por este sistema”, frisou Taques.

Para saber mais sobre o edital, leia em anexo, na íntegra.

Os interessados em submeter projeto, segue link com instruções: