início do conteúdo

IFMT lança 3ª edição da Revista Digoreste de Extensão

Publicado por: Reitoria / 4 de Dezembro de 2018 às 13:41

O Instituto Federal de Mato Grosso, através da Pró-Reitoria de Extensão lançou a 3ª edição da Revista Digoreste de Extensão durante a 5ª edição do Workif que ocorreu de 27 a 29 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal.

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, salientou que a revista é um espaço privilegiado para divulgação dos resultados e reflexões oriundas das atividades de extensão no IFMT em sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa.

“Os textos, pela própria natureza multidisciplinar das ações extensionistas na Instituição, não se guiam por uma única área do saber, o que os tornam ricos de experiências e nos proporcionam uma viagem pelos feitos dos diferentes extensionistas que compõem o nosso quadro de servidores e alunos”, ressaltou o reitor.

Willian de Paula salienta ainda que nos dez anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a Digoreste fortalece a nossa presença em Mato Grosso e aproxima o IFMT da sociedade, e vice-versa, dando visibilidade para as oportunidades que oferecemos aos filhos e filhas de trabalhadores e trabalhadoras, transformando, assim, vidas e florescendo oportunidades.

O pró-reitor de extensão, Marcus Taques, evidencia que o IFMT tem trabalhado fortemente na ampliação do diálogo com a sociedade por meio da extensão, em que a ciência se constrói com e para a comunidade.

“Por meio do fomento de inúmeras ações, o ano de 2017 foi um ano de afirmação para a extensão no Instituto mesmo com um cenário orçamentário tortuoso graças, entre outras medidas, à ampliação do número de projetos apoiados por seus editais, à retomada da Ativa Incubadora, à criação do programa de extensão “Teresa de Benguela”, à construção do seu primeiro edital de extensão tecnológica e em parceria com o setor produtivo, à aprovação da política de acompanhamento de egressos e à captação de recursos externos”, destaca Marcus Taques.

Sobre a Revista

A terceira edição da revista DIGORESTE de Extensão nos brinda com o cheiro do verde que vem das florestas de Juína, presente no projeto “Criança Consciente”, que busca desenvolver práticas de educação ambiental em Centros de Educação Infantil (CEIs) do município de Juína - MT, tendo como público-alvo os alunos do Pré I (4 anos) e do Pré II (5 anos). Esse foi um projeto de grande importância, uma vez que, diante da necessidade de melhoria da qualidade ambiental, torna-se imprescindível a sensibilização da criança.

O Campus Avançado de Guarantã do Norte procura contribuir para a sustentabilidade dos negócios de produtores de mel, com o projeto “Caracterização Físico-Química e Microscópica do Mel de Abelha Produzido no Município”.

Por sua vez, Barra do Garças apresenta o projeto “Pomar e Horta Agroflorestal Escolar: Uma Interação Efetiva Entre Escola, Família e Meio Ambiente”, que visa implantar um sistema agroflorestal (SAF) que integre a produção de hortaliças e frutas no Centro Educativo Imaculada Conceição.

As questões relativas a arte, desporto, cultura, inclusão sócioprodutiva e gênero estão presentes, com louvor, nesta terceira edição, a exemplo dos projetos do Programa Tereza de Benguela que atendem mulheres em condição de vulnerabilidade social possibilitando a elas promoverem empreendedorismo e inserção ao mundo do trabalho: “Mulheres na Construção Civil”, desenvolvido no Campus Várzea Grande, e do projeto “Capacitação de Mulheres em Fabricação Artesanal de Produtos de Higiene Pessoal Incluindo Planejamento, Produção e Formação de Preço de Venda, pelo Campus Avançado de Lucas do Rio Verde.

Por sua vez, o Campus Avançado de Sinop relata a grande mobilização e importância das edições dos Jogos dos Institutos Federais para o ambiente escolar, especialmente entre os estudantes.

Arquivos relacionados

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT