início do conteúdo

IFMT estuda ofertar oficina de artesanato africano para Comunidade Quilombola do Chumbo

Publicado por: Reitoria / 1 de Fevereiro de 2018 às 14:13

O fortalecimento do empreendedorismo dos quilombolas de Mato Grosso e consequentemente a identidade do povo negro foi o assunto discutido nessa quinta-feira (01/02), entre o reitor do IFMT, professor Willian de Paula; a conselheira estadual de educação e presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR-MT), Antonieta Luisa Costa; o escultor, bailarino e coreógrafo moçambicano, Hermínio Luis Nhantumbo; a representante do Núcleo Maria Dimpina (Numdi), Maristela Guimarães, o pró-reitor de extensão, Marcus Taques e o diretor de extensão, Elson Santana, que estudam a possibilidade de uma parceria entre as duas instituições para ofertar uma oficina de artesanato africano para a Comunidade Quilombola do Chumbo, no município de Poconé (MT).

De acordo com a presidente do CEPIR-MT, Antonieta Luisa Costa, a visita no IFMT teve como objetivo buscar a parceria para a realização da oficina de artesanato africano, além de uma exposição dos produtos confeccionados pela comunidade quilombola.

Willian de Paula foi presenteado pelo escultor por uma de suas obras de arte e disse estar muito feliz com a possibilidade de realização dessa parceria.

“Nós estamos à frente de um núcleo que tem por meta projetar políticas públicas para o povo quilombola da Baixada Cuiabana. A PROEX atuará conjuntamente na parte de certificação dessa oficina”, salientou o reitor.

Como desdobramentos da reunião, o pró-reitor de extensão, Marcus Taques convidou o escultor para visitar na tarde desta quinta-feira, o Campus Bela Vista e analisar as madeiras apreendidas pelo Ibama que estão armazenadas no local e podem ser utilizadas como matéria-prima da oficina.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT