IFMT- Campus Alta Floresta terá laboratório para detecção da Covid-19 em parceria com Prefeitura de Paranaita, MPE, MPT e Consórcio de Saúde

Publicado por: Reitoria / 27 de Abril de 2020 às 09:19

O Instituto Federal de Mato Grosso, por meio do Campus Alta Floresta, terá um laboratório para realizar a detecção da COVID-19 através da técnica de RT-PCR em tempo real.  A implantação do laboratório e seu funcionamento conta com a parceria entre o IFMT, a Prefeitura Municipal de Paranaíta, o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e o Consórcio de Saúde dos Municípios do Polo de Alta Floresta.

A Prefeitura de Paranaíta iniciou, essa semana, a compra dos equipamentos e materiais. Já o Consórcio de Saúde dos Municípios do Polo de Alta Floresta será responsável pela compra dos reagentes, de acordo com a necessidade dos municípios para iniciar os testes. Os testes serão feitos prioritariamente para os profissionais da área da saúde. O projeto de lei foi aprovado nesta manhã (24/04), pela Câmara Municipal de Paranaíta.

A contrapartida do IFMT será de ceder o espaço físico e os profissionais técnicos para atuar no laboratório. O projeto foi escrito pelas professoras doutoras, Laila Natacha Santos Brandão e Mônica Caroline Pavan Cassel, que aceitaram o desafio proposto pela direção-geral do Campus Alta Floresta e a Pró-Reitoria de Extensão.

A capacidade do laboratório será de até 960 testes semanais. O teste de RT-PCR é o mais preciso que existe no mercado, com uma taxa de erro baixa na detecção da COVID-19. A referida técnica faz detecção direta do agente infeccioso (SARS-CoV-2) na amostra. O teste é considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O laboratório será implantado dentro do Campus Alta Floresta, o qual fará a gestão dele. A previsão para o início das atividades é no mês de maio. A bioseguridade também vai atender a exigências da OMS, que seria a segurança física dos profissionais que atuarão dentro e fora do laboratório, reduzindo o perigo biológico. O laboratório será utilizado pelo campus, após o período de pandemia da COVID-19, para pesquisa nas áreas de biologia molecular e para atender a região com testes e diagnósticos diretos.

Segundo o diretor-geral do Campus Alta Floresta, Júlio dos Santos, a direção geral do Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva se apresentou como parceiro do laboratório e, inclusive, contribuiu nas articulações e já disponibilizou uma profissional para auxiliar na execução do projeto.

“Os demais campi do IFMT também estão convidados a participar, pois somos uma rede. A conquista é do IFMT, e não apenas do Campus Alta Floresta. Agradeço o apoio do Campus Cuiabá, PROAD, PROEX e ao reitor Willian de Paula pelo apoio nas articulações”, destacou Julio dos Santos.

O prefeito municipal de Paranaíta, Tony Rufatto, destacou que o IFMT é uma Instituição que vem prestando muitos serviços à região e contribuindo para melhorar a vida das pessoas. "A Prefeitura e a Câmara Municipal de Paranaita serão parceiras em mais esse importante projeto, por entendermos que esse laboratório será importante para salvar vidas e vai ajudar muito na economia", frisou Rufatto.

O pró-reitor de extensão, Marcus Taques destacou que o laboratório para execução dos testes de RT-PCR para a detecção da COVID-19 que será montado no Campus Alta Floresta é uma conquista histórica para a instituição.

“Num momento de crise que estamos passando, o IFMT tem mostrado o seu valor em várias outras ações. A questão dos testes para o coronavírus é um dos gargalos para os órgãos de saúde. O Campus Alta Floresta, quando se coloca à disposição para se fazer esse teste em tempo recorde e consegue se mobilizar, é algo incrível. Gostaria de frisar que é tudo com recursos de parceiros”, aponta Marcus Taques.

O pró-reitor de extensão salientou que a Instituição tem buscado, através de parcerias e editais, a conquista de algo histórico e emblemático para o IFMT como um todo.

Ascom/Reitoria/IFMT – Juliana Michaela