IFMT aprova projetos em dois editais do IFES de apoio ao empreendedorismo e iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0

Publicado por: Reitoria / 27 de Outubro de 2020 às 16:29

O Instituto Federal de Mato Grosso conseguiu a aprovação de dois projetos em dois editais de apoio ao Empreendedorismo Inovador e à Iniciação Tecnológica, com foco na Economia 4.0, ofertados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Na avaliação do diretor de Extensão do IFMT, Elson Santana, a aprovação de projetos em editais externos, de ampla concorrência regional e/ou nacional, "evidencia um aprimoramento cada vez mais aparente na sua elaboração e apresentação. E reafirma a relevância social dos objetivos e metas dos trabalhos sugeridos pelos seus coordenadores," observa.

Na Chamada Pública nº 05/2020, de Apoio ao Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0, o projeto escolhido foi o "ForestCloud: Inteligência artificial aplicada ao monitoramento remoto de pragas em plantios florestais com o uso de plataforma virtual em nuvem". A coordenação é do Prof. Dr. Alexandre Santos, do campus Cáceres – Olegário Baldo.

Trata-se do desenvolvimento de um produto mínimo viável de uma plataforma digital (ForestCloud) para detecção e monitoramento espacial remoto de danos por pragas em plantios florestais comerciais com o uso de inteligência artificial aplicada a imagens de satélite com o emprego de máquinas virtuais em ambiente de computação em nuvem, que servirá de suporte para a criação de uma futura spin-off acadêmica. (Spin-off acadêmico é definido por Scott Shane, pesquisador norte-americano, como uma empresa criada para explorar uma propriedade intelectual gerada a partir de trabalho de pesquisa desenvolvido em instituição acadêmica.)

No resumo do projeto o docente explica que o desenvolvimento dessa nova ferramenta tecnológica permitirá a futuras empresas clientes a antecipação de possíveis anomalias nos plantios, com possíveis danos na produção, o que possibilita rápida análise de risco e tomada de decisão, a fim de reduzir os custos de controle e impactos ambientais gerado pelo uso de inseticidas.

Ele argumenta que a proposta, ainda não utilizada operacionalmente no setor florestal brasileiro, objetiva a geração de valor econômico e formação de pessoal qualificado pelo IFMT e também melhorar o posicionamento competitivo de futuras empresas clientes frente ao mercado externo, contribuindo para o aumento da eficiência produtiva, a sustentabilidade ambiental e o crescimento sustentado do país.

“Desenvolvemos o projeto a partir das necessidades e percepção de valor apresentados por futuras empresas clientes. Utilizamos o processo criativo para geração das possibilidades para os serviços ofertados pela plataforma virtual ForestCloud, garantindo a perenidade da proposta de negócio”, explica o professor.

Outro projeto selecionado na Chamada Pública nº 03/2020 - Apoio a Iniciação Tecnológica com foco na Economia 4.0 é o "SmartCNP 4.0", coordenado pelo: Prof. Dr. Gessimar Nunes Camelo, do campus Campo Novo do Parecis.

“Ele se propõe a ser um programa Institucional que age em prol da Iniciação Científica e Tecnológica no intento de fortalecer no público do campus e seu ecossistema, a presença na Economia 4.0. As ações culminam em pesquisar, orientar, instruir, estimular, acompanhar, desafiar, capacitar e, resolver problemas; de maneira criativa, conectando soluções e se apoiando em tecnologias", detalha o coordenador.

O programa institucional atuará em três frentes distintas de iniciação científica e tecnológica, que se integram em função da Economia 4.0. Serão desenvolvidos uma Smarthorta, para prestar assessoria técnica e especializada no acompanhamento do processo de seleção e produção de hortaliças em escolas da rede estadual do município; um Smartdev - Fábrica de Software para atender propostas de demandas locais que impliquem em desenvolvimento de soluções para dispositivos mobiles; e um Smartlab, Espaço de coworking e living lab que favorece a criação de soluções que envolvam capacitação em programação, além de ações da cultura maker, para atendimento de demandas internas ao IFMT-CNP e de seus projetos de parcerias.