início do conteúdo

Encontro MT de Artes Cênicas inicia nesta terça-feira (23)

Publicado em: Reitoria / 22 de Outubro de 2018 às 18:53

Começa nesta terça-feira (23), no no Teatro Universitário da UFMT Campus Cuiabá, o “Encontro Mato-grossense de Artes Cênicas - Teatro, Dança e Circo: Perspectivas e Trajetórias”. O evento, que busca compreender o desenvolvimento atual das artes cênicas mato-grossenses, segue até o dia 24, com diversas atividades voltadas ao público interno e externo às IFs.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre as três instituições públicas de educação superior do estado de Mato Grosso (IPES-MT): Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), com apoio do grupo de extensão em artes cênicas da UFMT, Grupo Cena Livre de Teatro.

O encontro reunirá artistas, estudantes, coletivos, representantes, palestrantes, educadores, autoridades, representantes do poder público, oficineiros e público em geral, para um diálogo aberto sobre os caminhos e desafios do fazer artístico local. A programação inclui workshops, apresentações culturais, palestras, mesas de debate, feiras, exposições, e performances artísticas e musicais.

“Esta é mais uma ação de fortalecimento da arte e da cultura na nossa instituição. Desde 2017 tivemos a criação de Circuitos de Arte e Cultura nos campi; a realização de um encontro de Arte educadores dentro do WORKIF, em novembro, quando também acontecerão uma série de apresentações artísticas e culturais e este encontro com as IPES, que é um dos frutos do Fórum das IPES, realizado no início deste ano”, destacou o pró-reitor de Extensão, Marcus Taques.

“O grande foco do Encontro é reunir os artistas e entusiastas para um diálogo aberto sobre os caminhos e desafios de como fazer arte em Mato Grosso visando estreitar os laços institucionais entre as universidades públicas e as instituições privadas, educadores e setores da economia criativa,” afirmou Leosan Sampaio, diretor-geral do Grupo Cena Livre de Teatro, atuante na UFMT Cuiabá desde 2015.

As instituições federais contam com coletivos, vindos em caravanas de todo o estado, que também fazem parte da programação cultural, com apresentação de experimentos cênicos, assim como o Cena Livre. O Levante, SOLTA Cia de Teatro, Nico e Lau Produções, Parágrafo Cerrado, Eduardo Butakka, Elisângela Almeida, Cristiane Puertas, Ilson de Oliveira e Leite de Pedras, estão entre os artistas e os grupos que compõem a oferta de oficinas.

Marcadores: ifmt_1

Arquivos relacionados

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller , 953 - CEP: 78043-400

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT