Codir: Reunião ordinária finalizou PDI, discutiu Workif, Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural e Internacionalização

Publicado por: Reitoria / 9 de Novembro de 2018 às 12:59

A 10ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes que ocorreu nos dias 08 e 09 de novembro discutiu inúmeros assuntos. No dia 08 de novembro, finalizou a escolha dos objetivos estratégicos, a elaboração dos indicadores e as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) IFMT 2019/2023.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, João Germano Rosinke, falou que a reunião teve o objetivo de definir as estratégias da instituição e o compromisso para os próximos cinco anos, em diferentes áreas, como ensino, pesquisa, extensão, comunicação, orçamento, inovação e internacionalização.

“Estamos muito satisfeitos com o engajamento da nossa comunidade institucional que participou em todos os campi. Agora no Codir estamos apenas compilando o documento”, destacou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.

O diretor-geral do Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Cristovam Albano, destacou que o planejamento estratégico proposto pelo PDI é de extrema importância, pois o planejamento hoje é a garantia do nosso futuro.

“Se nós não nos organizarmos, planejando o nosso dia a dia para os próximos anos, não temos como manter a qualidade da educação que hoje ofertamos, até em função das várias restrições que enfrentamos, como orçamentária e o quadro de servidores. Se não tivermos esse planejamento, não conseguiremos manter a qualidade e colocamos em risco a nossa própria existência”, disse Albano.

O diretor do Campus Avançado Lucas do Rio Verde, João Vicente Neto, observa com muito bons olhos a realização do PDI. “Captar tudo que os campi pensaram para o desenvolvimento da instituição ao longo de cinco anos é um desafio muito interessante para nós e vem ao encontro daquilo que pensamos enquanto gestor. Está sendo bastante produtivo, pois está alinhado com o pensamento da equipe gestora dos campi, como da reitoria. É um trabalho árduo, mas muito prazeroso”.

Para o diretor do Campus São Vicente, Livio dos Santos Wogel, esse planejamento estratégico do PDI é extremamente importante, pois coloca os “nortes” na gestão. O documento orientará quais ações deve-se tomar para se chegar ao crescimento desejado. “Todos nós estamos pensando em crescimento, e não só continuar como está. A nossa instituição tendo esse rumo certo precisa dizer: É essa ação que precisa ser privilegiada e é esse caminho que precisamos tomar! Senão a gente fica apenas com a execução com os trabalhos do dia a dia, e não sabe que rumo seguir. Uma instituição grande como a nossa precisa ter rumo” ressaltou Wogel.

Já para o diretor do Campus Campo Novo do Parecis, Fabio Luiz Bezerra, o PDI é o documento base para que as ações aconteçam a contento, porque o plano leva em consideração as necessidades institucionais e os pontos de vista dos profissionais de cada campus. “Da forma como está sendo construído esse documento, com participação de toda a comunidade, ele reflete as necessidades do campus para os próximos cinco anos e as principais ações para serem desenvolvidas. É um documento muito importante para que nós possamos atingir o alvo e as metas estabelecidas”, comentou Fabio Bezerra.

2º dia Codir: Workif, Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural e Internacionalização

No segundo dia do Codir (09/11), a pauta de reunião foi variada, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Wander Barros passou os informes do Workif 2018 que irá ocorrer de 27 a 29 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal.

Wander Barros destacou aos diretores-gerais a importância de informar a comunidade acadêmica que as inscrições estão abertas e podem ser feitas no site - https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/1/VWORKIF/. Ele explicou que a inscrição é geral para todo o evento e que somente receberão certificado quem se inscrever. Ele orientou também sobre como será a montagem dos estandes, a necessidade de entregar antecipadamente o material das mesas redondas, fóruns e das comunicações orais, além das orientações para os trabalhos em forma de pôster.

Na sequência foi apresentado pelo servidor, Oseias dos Santos e o Pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, o projeto do Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural que tem o objetivo de atender o meio rural de forma articulada com os campi.

A Diretora Sistêmica de Relações Internacionais, Sonia Regina Guimarães, apresentou na reunião do Codir a diretora da Escola de Administração da Virginia Tech, Jennifer Clevenger, que realizará visita aos campi, além de acompanhar o projeto entre IFMT e Virginia Tech.

Outros pontos que serão discutidos na reunião no período da tarde são: relatório gerencial – recomendações da auditoria interna, SIMEC, Gestão de Risco/Governança, organograma dos campi e campi avançados e alinhamento com os diretores-gerais.