Campus Rondonópolis: Núcleo da Ativa Incubadora realizou “Salve o Mundo – O empreendedorismo superando obstáculos”

Publicado por: Reitoria / 22 de Julho de 2019 às 10:04

O Núcleo da Ativa Incubadora, no Campus Rondonópolis realizou no dia 05 de julho, a oficina “Salve o Mundo – Oficina de Empreendedorismo” em parceria com a prefeitura municipal e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A ideia da oficina era utilizar ferramentas do empreendedorismo inovador para construir um modelo de negócios que solucionasse algum problema da sociedade.

Os participantes conheceram um pouco sobre empreendedorismo e suas variáveis, como o empreendedorismo social e o de startups. Além de conhecerem a ferramenta, Lean Canvas, que é um Canvas com algumas adaptações que se encaixam de maneira mais viável quando o modelo de negócios segue a linha de startups. Ele tem uma proposta interessante de explorar a necessidade de encontrar o encaixe entre um problema e uma solução oferecida.

Após a abertura, os participantes foram separados em grupos,  enquanto os mentores iam a cada grupo, fazendo orientações e instigando os alunos a pensar. Os mentores iam definindo problemas e apresentando soluções para eles, de forma que isso se encaixasse em um modelo de negócio.

Depois dessa etapa, iniciou a etapa validação, onde eles sairam para campo entrevistando as pessoas, verificando se a proposta deles podia ser colocada em prática, ou se alguém teria interesse em adquirir o produto ou serviço.

Os palestrantes falaram um pouco sobre como atrair investidores e pessoas interessadas em apoiar sua ideia. No final, cada equipe apresentou o seu negócio para uma banca de jurados, que escolheu a melhor ideia e deu um prêmio simbólico.

A oficina contou com participação dos alunos do IFMT dos cursos técnicos integrados e superior, e também com alunos de graduações da UFMT/UFR, além de público externo e também mulheres que atualmente fazem parte do "Donas de Si", projeto de extensão do IFMT no Programa Teresa de Benguela voltando para empreendedorismo feminino.

Para o gestor local, Carlos Marcelo Faustino, o resultado da oficina foi alcançado com muita satisfação, pois gerou engajamento e interesse nos alunos pela área, além de possíveis projetos que agora poderão ser incubados no núcleo.

A Oficina teve a parceria com a Ângela Márcia de Souza, gerente da incubadora Ideia da prefeitura de Rondonópolis e com o professor Dr. Roger Resmini, coordenador de extensão da UFMT/UFR.