Campus Primavera do Leste realizará a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEnPEx 2017, com o tema Educação, Tecnologia e Sociedade

Publicado por: Reitoria / 18 de Setembro de 2017 às 08:58

www.even3.com.br/jenpex2017ifmtpdl

De 08 a 10 de novembro de 2017, o Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste promoverá a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento será realizado nas dependências do campus e os organizadores estimam um público de 1500 participantes, entrando para o calendário da cidade como um dos maiores e mais importantes eventos científicos, tecnológicos e culturais da região.

Em 2016, a Jornada Científica movimentou a comunidade acadêmica de Primavera do Leste e região. O evento contou com a realização de 11 palestras; 1 mesa redonda; aprovação de 11 artigos acadêmicos; apresentação de 28 pôsteres; e a oferta de 33 oficinas e minicursos. Estes trabalhos resultaram na produção e publicação dos Anais da I Jornada Científica do IFMT Primavera do Leste. Ao todo, fizeram-se presentes mais de 1.000 participantes.

O evento deste ano terá como diferencial a participação do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Esta Jornada tem por objetivo geral manter aberto um espaço para discussão de temas e apresentação de trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; e de Áreas Multidisciplinares; em Primavera do Leste, que é um importante polo do agronegócio para o Estado de Mato Grosso e para o Brasil. O objetivo específico da JEnPEx 2017 é atrair estudantes, professores, pesquisadores e profissionais envolvidos no desenvolvimento econômico e cultural, interessados em ampliar e aprofundar as interfaces do agronegócio com o desenvolvimento econômico e social da região, do Estado e do país.

A JEnPEx 2017 terá três dias de atividades, com conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos. O evento oferecerá aos interessados um rico leque de opções para atualização de conhecimentos e estabelecimento de contatos profissionais e acadêmicos, oportunizando um incremento na formação de seus participantes, bem como uma contribuição inestimável para o desenvolvimento tecnológico e cultural de toda a região.

O evento contará ainda, em sua programação, com o II Encontro de Pesquisadores de Primavera do Leste. Em 2016, a primeira edição deste evento contou com a participação de cerca de 250 pessoas que puderam assistir à palestra do presidente da EMBRAPA Instrumentação de São Carlos (SP), Dr. João de Mendonça Naime, seguida de um jantar.

Durante o II Encontro de Pesquisadores de Primavera do Leste, evento constante da programação da JEnPEx 2017 do campus, está previsto o lançamento do primeiro número impresso de MEDIUS – a revista acadêmica do IFMT-PDL, cuja chamada para submissão de artigos está em processo.

A missão da JEnPEx é integrar ensino, pesquisa, extensão e inovação, unindo pessoas comprometidas com as discussões atuais que levam à construção de soluções práticas e indicam caminhos para os desafios do segmento do agronegócio hoje, sempre tendo como foco principal o desenvolvimento aliado à responsabilidade social.

A submissão de trabalhos ocorre até o dia 18 de setembro, a avaliação dos trabalhos de 01 a 15 de outubro. O período de inscrição de participação nas oficinas, palestras e minicursos ocorrem de 01 a 15 de outubro.

Acesse site do evento: www.even3.com.br/jenpex2017ifmtpdl

Cronograma: