Ativa Incubadora do IFMT está presente no Fórum Latino-americano de investimento de impacto no México

Publicado por: Reitoria / 21 de Fevereiro de 2020 às 10:32

A gerente da Ativa Incubadora de Empresas do IFMT, Léa Paula Vanessa Xavier Correa de Morais, está representando a instituição no Fórum Latino-americano de Investimento de Impacto, que ocorre de 18 a 20 de fevereiro, na cidade de Mérida, no México.

O Fórum é organizado pela New Ventures, e posicionou-se como a reunião mais importante de empreendedorismo social e investimento de impacto na América Latina. Desde 2011, a FLII reúne os principais atores de diferentes setores da região: empresas de impacto, corporações, fundos de investimento, fundações, ONGs, escolas de negócios e formadores de mudanças de todo o mundo que se reúnem para criar soluções inovadoras para resolver o problema. questões sociais e ambientais mais prementes.

A Ativa Incubadora é a representante do Centro-Oeste no evento e sua participação ocorre porque foi premiada em 2019 pela conquista do prêmio do programa de Incubação e Aceleração de Impacto durante conferência da Anprotec. O programa é uma parceira entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), ICE (Inovação em Cidadania Empresarial) e Sebrae, com o objetivo de mobilizar aceleradoras e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de Negócios de Impacto Social.

O Plano de Ação da Ativa foi um dos cinco vencedores do país, premiados após concorrer com mais de 30 iniciativas de incubadoras de diferentes regiões e pretende transformar alguns projetos de extensão do Teresa de Benguela em empreendimentos de impacto social ou ambiental, para que eles possam se tornar uma associação ou cooperativa e tenham sua continuidade assegurada após o fim do projeto.

“É um evento latino-americano, mas tem muitos participantes dos EUA, Canadá e Europa. Foram cinco ganhadores no país, e nós fomos os escolhidos da região Centro-Oeste. A Ativa Incubadora está começando a trabalhar com essa temática de negócios de impacto e se conecta muita com a extensão na sua essência. Para gente estar nesse evento, é uma forma de capacitação e saber como está funcionando esses negócios na América Latina como um todo, e poder guiar os investimentos dos nossos alunos e da comunidade externa”, explicou Léa Paula Vanessa Xavier Correa de Morais.

Leia mais: Ativa conquista prêmio da Anprotec com Plano de Ação para Negócios de Impacto