Abertura do 4º JIFMT lotou Ginásio Domingão, em Sorriso (MT)

Publicado por: Reitoria / 7 de Agosto de 2017 às 11:15

Mais de mil estudantes dos 19 campi do IFMT participaram ontem (06/08), da cerimônia de abertura do 4º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT), no Ginásio Domingão, em Sorriso (MT), que emocionou a todos com a participação alegre e bastante animada das delegações, do acendimento da pira olímpica, das apresentações culturais e a presença de dois medalhistas olímpicos, o velocista Vicente Lenilson e o judoca Carlos Honorato.

Para o reitor do IFMT, professor Willian de Paula, os jogos representam o fortalecimento da instituição na região. “É um momento significativo para o IFMT, pois conseguimos mostrar para a sociedade que existe educação publica gratuita e de qualidade no Instituto. Além de conseguirmos integrar os nossos alunos e fortaleceremos a nossa rede em Mato Grosso”, frisou.

Willian destacou ainda a parceria com a prefeitura municipal que disponibilizou toda a estrutura de ginásios e escolas para a realização dos jogos. “É uma estrutura excelente, a cidade está de parabéns pela qualidade dos espaços públicos”, ressaltou. Os jogos reúnem de hoje (07/08) até sexta-feira (11), 1.191 atletas em 19 modalidades distribuídos em nove locais diferentes para as competições.

O Pro-reitor de Extensão, Marcus Taques, disse que organizar os jogos foi um grande desafio para a PROEX e só foi possível com a parceria do Campus Sorriso. Taques afirmou que o esporte é uma das prioridades do IFMT porque ajuda os alunos enquanto cidadãos.

Segundo o aluno do campus Juína, Denis Nogueira, (17) o JIFMT serve para divulgar a instituição. “Os jogos juntam todo mundo do IF e mostra que somos fortes. E somos mesmo, porque estamos em todo o estado. Com isso muitos jovens querem estudar ‘aqui’ e se qualificar”, declarou.

Outra que elogiou os JIF foi a aluna do Campus Avançado de Tangará da Serra, Daiana Santos (17), para ela o JIF é um momento único no calendário da escola. “Aqui fazemos novas e boas amizades e conseguimos interagir com alunos de outros campi. Isso é muito bom”, disse Daiana que joga na equipe de handebol.

Para o prefeito municipal, Ari Genésio Lafin, receber os jogos é o sonho de qualquer prefeito. “Estamos orgulhosos e felizes por fazer essa parceria com o IFMT que temos certeza estimulará o turismo e servirá de exemplo aos nossos jovens” frisou.

Já para o diretor-geral do Campus Sorriso, professor Claudir Von Dentz, a realização do JIFMT é motivo de grande satisfação. “Receber os alunos, os professores de educação física e os colegas servidores, aqui em nosso campus é uma grande satisfação, principalmente porque auxilia na formação de nossos alunos, através do esporte. Além da contribuição que os jogos promove com o desenvolvimento econômico local”, finalizou.

IFMT-Campus Cuiabá/ Jones Martinho
Fotos: Edur França