1.191 estudantes atletas dos 19 campi participam do 4º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso em Sorriso

Publicado por: Reitoria / 1 de Agosto de 2017 às 11:47

1.191 estudantes atletas dos 19 campi do Instituto Federal de Mato Grosso participam do 4º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT) que ocorre de 07 a 11 de agosto, na cidade de Sorriso. A abertura ocorrerá nesse domingo (06/08), a partir das 19 horas, no Ginásio Domingão, situado av. Natalino João Brescansin, Centro, Esquina com a Rua Mário Spinelli, no município de Sorriso (MT).

Os estudantes irão competir em 11 modalidades esportivas: Basquetebol, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Voleibol, Vôlei de Areia, Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez. Os estudantes do IFMT que participam do evento têm suas despesas de hospedagem e alimentações custeadas por ajuda de custo ao discente para participarem dos Jogos.

A primeira edição do JIFMT ocorreu em Cáceres (2012), a segunda em Cuiabá (2014) e a terceira em Tangará da Serra (2016). Este ano, a competição realizada pelo IFMT acontece na Capital Nacional do Agronegócio e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso. Esta é a quarta edição dos Jogos e espera receber mais 1.300 participantes, entre estudantes e servidores, vindos de diversas partes do estado.

As equipes campeãs do JIFMT obterão classificação para a etapa regional dos Jogos do Instituto Federal etapa Centro-Oeste (JIFCO) que ocorrerá em Campo Grande (MS), no período de 06 a 10 de setembro de 2017. Posteriormente, os vencedores do IFMT no JIFCO participarão da etapa nacional que ocorrerá de 03 a 08 de outubro de 2017, em Poços de Caldas (MG), tendo como Instituto sede, o IFSULDEMINAS.

O Pró-Reitor de Extensão do IFMT, Marcus Vinicius Taques, destacou que os JIFMT estimulam o esporte, a formação desses estudantes atletas como cidadãos, a integração entre os alunos dos 19 campi, bem como fortalecer a marca IFMT, na cidade sede dos JIFMT.

Para a realização do JIFMT em Sorriso, estão envolvidos cerca de 200 servidores de todos os campi e reitoria para acompanhamento, apoio e atendimento aos estudantes. A realização do evento só foi possível com a participação da comunidade acadêmica e da Direção Geral do Campus Sorriso.

O Diretor Geral do Campus Sorriso, Claudir Von Dentz, ressaltou que o campus possui seis anos de existência e é uma satisfação receber um evento desse porte. Ele salientou que a realização dos JIFMT no campus fez com que toda a comunidade acadêmica se envolvesse na organização e a expectativa para os jogos é muito grande.

“Os jogos não proporcionam apenas a competição, mas trabalham com a disciplina, a qualidade de vida, o entrosamento entre os estudantes e reforça a missão do IFMT que é ‘Educar para a Vida e para o Trabalho’”, disse o Diretor Geral do Campus Sorriso. Claudir acrescentou ainda que a realização dos JIFMT no Campus Sorriso e no município proporcionará uma maior visibilidade da instituição na região.

Sobre os JIFMT

Os JIFMT 2017 é uma promoção do Governo Federal, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), por meio da Pró reitoria de Extensão (PROEX), do Campus Sorriso, da Prefeitura Municipal de Sorriso e do coletivo de professores de Educação Física do Instituto Federal.

Os JIFMT 2017, alicerçados nas Políticas para o desporto da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia baseiam-se nos seguintes princípios:

• Da democracia: assegurando ao estudante acesso à prática esportiva, preconizado pelo Art. 217 da constituição Federal de 1988.
  • Do conhecimento: Propiciando a prática do esporte e do lazer de forma consciente e participativa.
  • Da educação pelo desporto: Atuando de forma integral, considerando as habilidades e capacidades, os valores sócio-culturais, os aspectos afetivos e cognitivos dos educandos, zelando e colaborando para o cumprimento da missão institucional de educar para a vida e para o trabalho..
  • Do respeito à cidadania: Estimulando o entendimento e aplicação das regras esportivas, o respeito aos competidores concorrentes e da valorização do trabalho em equipe, companheirismo e da solidariedade;
  • Da humanização: Proporcionando ao estudante a vivenciar o prazer, a socialização e o respeito às diferenças, provocado pelo lúdico esportivo e valorizando-o como sujeito de toda ação.

Juliana Michaela - Ascom/Reitoria com informações
de Dieison Guisolfi - Ascom/Campus Sorriso