1º Webinar do Projeto Arte como Elo: Todos Juntos Grandes Elos é nesta sexta (21)

Publicado por: Reitoria / 21 de Agosto de 2020 às 15:23

O Instituto Federal de Mato Grosso realiza nesta sexta-feira (21), a partir das 19h, por meio de transmissão no Youtube, o Webinar que dá início ao projeto “Arte como elo,” que propõe um intercâmbio digital entre os campi do IFMT no campo das Artes e conta com a participação de sete campi: Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Cáceres, Confresa, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e a participação especial do IFCE – Campus Fortaleza, na área da dança.

Nesta primeira edição, a professora Dra. Marithê Azevedo, pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT), na linha Poéticas Contemporâneas e líder do Grupo de Pesquisa Artes Híbridas: intersecções, contaminações, transversalidades e do Coletivo à deriva de intervenção urbana em Cuiabá, tratará do tema “A arte como abertura de possíveis”, que surge da necessidade de conexão com a arte em tempos de pandemia. “Quais os meios para experienciar e criar arte em momento de isolamento?”

A participação é livre aos interessados, bastando acessar a página no Youtube do projeto https://www.youtube.com/channel/UC4jC7OymiLosZeeK-qH6KDw - no horário do evento. Para os participantes que desejarem a certificação deste webinar, é necessário se inscrever no evento Arte como elo pelo link https://www.even3.com.br/artecomoelo2020/ e indicar a participação na atividade “Todos juntos grandes elos”.

O projeto possibilita que a comunidade tenha acesso ao debate sobre as questões que urgem no campo da arte em tempos de isolamento social. Para mais esclarecimentos basta acessar o e-mail do projeto artecomoelo@alf.ifmt.edu.br e as mídias sociais no Instagram e Facebook: @artecomoelo.

Um pouco mais sobre o Arte como Elo

O professor de Música do campus Sinop, Paulo Sérgio Sousa Costa explica que a iniciativa foi idealizada buscando trocar experiências entre as diversas linguagens de arte por meio da prática coletiva.

“Devido à pandemia que assola o mundo em 2020, pensamos que o trabalho com a arte pode ser uma forma de aproximar os que estão distantes e, em se tratando dos campi do IFMT, essa ligação se torna ainda mais promissora a longo prazo, pois estamos em regiões bem distintas do estado”.

O projeto está dividido em três grupos de atividades: “Todos juntos, grandes Elos”, “Cada artista no seu galho” e “WEB mostra” e possibilita processos colaborativos de criação.

“Buscamos estruturar oficinas/cursos capazes de aproximar os artistas-docentes e estudantes como forma de promover a troca de saberes que de alguma forma já acontece em nossa instituição, mas, além de tudo, promover o elo entre as pessoas que precisam de apoio para passar pelo isolamento social, neste momento de dificuldade no campo da saúde”, completou o docente.

Docentes integrantes do projeto:

Sebastião Nolasco Júnior - IFMT Confresa (Música)
Adergildo Cardoso Mendes - IFMT Rondonópolis (Música)
Simone de Miranda - IFMT Campo Novo do Parecis (Música)
Eduardo Machado - IFMT Alta Floresta (Teatro)
Paulo Sérgio Sousa Costa - IFMT Sinop (Música)
Michael Alves de Almeida - IFMT Tangará da Serra (Música)
Célio Jonas Monteiro - IFMT Cáceres (Música)
Circe Macena - IFCE - Campus Fortaleza (Dança)